segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Acompanhe as datas dos cursos para setembro!

Intensivo 16mm
  
Este tipo de filmagem foi lançado pela Kodak em 1923. A técnica contribuiu de um modo decisivo para o futuro do cinema, e é utilizado como uma alternativa de captação de imagens de boa qualidade, muito usado por produções independentes para cinema. Filmes consagrados utilizam a filmagem em película 16mm, como o longa-metragem de Kathryn Bigelow Guerra ao Terror, que ganhou seis estatuetas na última edição do Oscar.

A AIC proporciona ao aluno uma vivência completa de todo processo de produção de um filme em película: Direção cinematografia em 16mm, som, produção, direção de arte e edição.

Ao longo do curso, cada aluno participa de forma específica na equipe, como em um set profissional. A Arrifex e o programa Final Cut Pro são as ferramentas fundamentais para a produção dos projetos.

Próxima turma: 11 de setembro de 2010 a 11 de dezembro de 2010
Aos sábados das 9h às 17h.

http://www.aicinema.com.br/contato.php


Palestras e cursos no Ateliê da Imagem 

O fotógrafo mexicano Alfredo Stéfano, convidado do 60 Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, dará um workshop especial no Ateliê nos dias 21, 22 e 23 de setembro, das 10h às 18h. O trabalho de Stéfano se destaca por intervenções na paisagem que enfatizam a complexidade da natureza e da relação do homem com a mesma.

Por meio de uma viagem fotográfica pelo trabalho de Stéfano e de outros artistas contemporâneos, os alunos serão provocados a criar imagens não convencionais da paisagem e natureza. O primeiro dia do workshop é teórico e os dois restantes serão dedicados à prática em campo.

Acompanhe os cursos oferecidos pelo Ateliê no mês de setembro:

CURSOS DE CÂMERA DE VÍDEO, COM ALEX KRUSEMARK
01/09 – segundas e quartas

EDIÇÃO DE VÍDEO NO ADOBE PREMIÉRE PRO, COM ALEX KRUSEMARK
02/09 – terças e quintas

PROPOSTA PARA UMA EXPOSIÇÃO, COM MARCO ANTONIO PORTELA
06/09 - segundas

Para mais informações sobre os cursos acesse http://www.ateliedaimagem.com.br/agenda.php ou http://www.ateliedaimagem.com.br/

sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cursos cinematográficos: Não fique de fora!

Vivo arte.mov 2010 recebe inscrições


Estão abertas até o dia 31 de agosto as inscrições para Vivo arte.mov 2010 (Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis). 
Podem ser inscritos trabalhos individuais ou em grupo de todo o Brasil tanto para a Mostra Competitiva como para o edital Mídias Locativas. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.vivo.com.br/artemov ou pelo correio.

A Mostra Competitiva Nacional avalia a qualidade das obras, independente da temática ou conteúdo. Os 40 melhores trabalhos selecionadas pela organização serão divulgadas no site do festival até 24 de setembro. Além do site, as mesmas obras serão exibidas no Vivo arte.mov, que acontece em Belo Horizonte, entre os dias 17 e 21 de novembro, e em São Paulo, entre 24 e 28 do mesmo mês. Dentre os selecionados, um júri escolhe os três melhores trabalhos. O público também participa, escolhendo seu preferido em duas votações: no site do festival e durante o Vivo arte.mov de Belo Horizonte. 

O regulamento completo está disponível na página do Vivo arte.mov (www.vivo.com.br/artemov).

Sobre o Vivo arte.mov
O Vivo arte.mov – Festival Internacional de Arte em Mídias Móveis chega à sua quinta edição e se estabelece como uma crescente rede de parcerias e colaborações articuladas em ações espalhadas pelo país. Atento à diversidade do audiovisual e da arte produzida nos dias de hoje, o festival afirma em 2010 sua vocação em priorizar a utilização consciente das mídias móveis na construção de experiências de compartilhamento de conhecimento, acesso à informação, criatividade e arte. Os eventos acontecem neste ano sob o tema “Novas Cartografias Urbanas: Reconfigurações do Espaço Público”, um eixo que se expande em formatos específicos nas quatro macro-regiões onde o festival acontece, a partir das cidades de Belém, Salvador, Porto Alegre, Belo Horizonte e São Paulo. As atividades pretendem estimular um debate crítico sobre mídias locativas, promover a produção audiovisual e artística da área e explorar possibilidades criativas em dispositivos portáteis cada vez mais acessíveis, como aparelhos GPS e telefones celulares.



CachoeiraDoc abre inscrição para Mostra Competitiva Nacional 

Até 6 de setembro cineastas podem inscrever seus documentários de curta, média e longa-metragem no I Festival de Documentários de Cachoeira (CachoeiraDoc), que acontecerá de 5 a 11 de novembro no Centro de Artes, Humanidades e Letras (CAHL) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).
O festival pretende fomentar a cultura do documentário através da exibição de filmes, oficinas, debates e ciclo de conferências. As inscrições e mais informações podem ser obtidas no site  www.cachoeiradoc.com.br .

O melhor documentário longa ou média-metragem, a partir de 31 minutos, será premiado com R$ 4.000,00, e, o melhor curta-metragem, até 30 minutos, receberá o prêmio de com R$ 1.000,00. Os inscritos podem enviar vídeos produzidos em qualquer formato, incluindo vídeos feitos por câmeras em celulares e câmeras digitais, e em película 16 mm e 35 mm.

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Novidades da Academia Internacional de Cinema (SP):

Vincent Moon no Brasil! 

Pela primeira vez no Brasil, o cineasta Vincent Moon chega ao Brasil em novembro (dia 27) para fazer uma edição do Temporary, concerto que reúne bandas locais e que os produtores são alunos de Moon. Vincent Moon busca registrar as músicas de forma pouco vista, mesclando imagem e som, usando plano-sequência (gravação sem cortes) e estratégicas luminosidades. O resultado é um concerto diferente de que o público está acostumado a ver.
A expectativa é de que cinco nomes da música nacional sejam escolhidos para o

Para saber como participar do evento, acesse http://www.aicinema.com.br/cursos/-vincent-moon---workshop,-aula-maste-e-temporary-sao-paulo


Filme Corpo é lançado em DVD

A coleção Novo Cinema Brasileiro inicia seus lançamentos com o filme Corpo, de Rossana Foglia e Rubens Reward, professores da AIC. O lançamento do DVD aconteceu no último dia 23, na Livraria Cultura shopping Villa Lobos, onde os convidados participaram de um bate-papo com os diretores, e autografaram alguns exemplares do DVD.
O fime conta a história de um legista que é confrontado com a descoberta de um cadáver que se manteve por mais de 30 anos.

Para saber mais sobre o filme e sobre pontos de venda do DVD, acesse o site http://www.corpofilme.com.br/

Festival de Gramado

Aconteceu no dia 14 de agosto a premiação do 38º Festival de Cinema de Gramado. Bróder, longa-metragem de Jéferson De, recebeu o prêmio de melhor filme.
Dani Patarra, professora da AIC, levou como melhor roteiro – juntamente com Jorge Durán, com o filme Não Se Pode Viver Sem Amor. Além da premiação de melhor roteiro, o longa metragem também conquistou os kikitos de melhor fotografia e melhor atriz, Simone Spoladore.


Donizete Galvão lança O Homem Inacabado

Após sete anos sem lançar nenhum título voltado ao público adulto, o poeta e professor de Criação Literária da AIC, Donizete Galvão, lança o livro O Homem Inacabado.
Com poemas dotados de humanismo, Galvão analisa a mudez funcional das coisas, o sentido oculto no tempo e a fragilidade que aprisiona o ser humano. Em meio a pensamentos que “giram como um disco riscado”, como o próprio poeta afirma, ele chega à conclusão de que nossos corpos já nascem em débito.

Para mais informações acesse http://www.aicinema.com.br/cursos/curso-de-criacao-literaria


quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Atenção cariocas!

AICTV (Academia Internacional de Cinema e TV) apresenta novidades para setembro e final de agosto, acompanhe alguns deles:

Cineclube Academia apresenta mostra “Lua de Fel” de Roman Polanski, com comentários do diretor de fotografia Jorge Monclar
Dia 27 de agosto – sexta-feira (gratuito)
Reservas: (21) 3874-0012 e (21) 2239-8291

Cursos
Assistente de direção (nível básico)
13/09 a 27/09
e nível profissionalizante de 21/09 a 12/10

Continuidade (nível básico)
11/09 a 02/10
e nível profissionalizante de 09/10 a 30/10

Novos cursos
Atuação infantil: de 09/09 a 06/10
Roteiro para a 3º idade: 08/09 a 04/10
Operador de câmera juvenil: 13/09 a 4/10

Outros cursos você acessa no site http://www.academiaintercinema.com.br/

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Curioso para a próxima edição?

Acompanhe a seguir algumas novidades pra não ficar de fora!
(PS: Leia a matéria completa em Zoom Magazine 128º)

ESTRELA-GUIA

EMPREGADA NA PRODUÇÃO DE VIDEOCLIPES E ATÉ SERIADOS, CANON EOS 5D MARK II É A “VEDETE” DA CINEMATOGRAFIA DSLR

O termo “cinematografia digital” refere-se, principalmente, à utilização do vídeo digital de alta definição (formato Sony HDCAM-SR, por exemplo) em produções cinematográficas. O objetivo é substituir as películas atualmente utilizadas (16 e 35mm), ou seja, fazer filmes sem filme. A expressão “Cinematografia DSLR”, ou “DSLR Cinematography”, refere-se à utilização de câmeras fotográficas digitais SLR na captação de imagens, ou seja: câmeras fotográficas que permitem a gravação de vídeo em alta definição.
Como vimos em artigos recentes publicados em Zoom Magazine (incluindo a seção Destaque desta edição), as câmeras fotográficas DSLR têm sido muito utilizadas em várias produções. A Canon EOS 5D Mark II, por exemplo, é bem requisitada em gravações de casamentos ao redor do mundo. E o mesmo equipamento tem sido empregado em videoclipes, comerciais de TV e, recentemente, no popular seriado House, exibido no canal pago Fox. O último episódio da temporada, levado ao ar em 17 de maio deste ano nos EUA, foi inteiramente captado com a Canon EOS 5D Mark II.
Quando poderíamos imaginar que uma câmera fotográfica recorrente na produção de casamentos também seria utilizada em videoclipes, comerciais e seriados com orçamentos milionários? Claro: há enormes diferenças nas configurações de lentes e acessórios. Mas, ainda assim, trata-se de um marco tecnológico.
Neste artigo, centraremos a discussão na Canon EOS 5D Mark II. Lançado em 2008, o equipamento, de certa forma, liderou a revolução das câmeras DSLR, por conta de um importante diferencial: a resolução Full HD.


Continuando com a polêmica 3D, acompanhe também esta novidade: 

BOLA DA VEZ

COMO SERÃO AS COBERTURAS ESPORTIVAS EM 3D?

Em edições anteriores, vimos um breve histórico das coberturas da Copa do Mundo. Recordamos que, de 1930 a 1966, o rádio reinava como a grande fonte de informações para o público fora dos estádios. E que, a partir da Copa de 1970, a televisão passou a ter um papel fundamental na popularização das emoções vividas neste grande evento esportivo.
Em 2010, a transmissão em alta definição já está consolidada e permitiu a exibição de todos os jogos em Full HD (e em 16:9) nos países que dispunham desse tipo de tecnologia de transmissão. No Brasil, Globo e Band foram as emissoras “abertas” responsáveis pela exibição neste padrão. Mas, embora o sistema brasileiro de HDTV já esteja em pleno funcionamento, apenas os que possuíam sintonizadores HD acoplados a TVs Full HD puderam presenciar os benefícios da nova tecnologia. Sendo assim, muitos telespectadores que não trocaram seus antigos aparelhos de TV foram privados das imagens HD. Algo perfeitamente compreensível, já que qualquer nova tecnologia, quando implantada, demanda algum tempo para se popularizar. E este processo de amadurecimento e consolidação já está ocorrendo com o 3D, tido como a “grande cartada tecnológica” para a Copa de 2014 no Brasil.


Inspirados por Chico Xavier, obra ganha filme: 
DAQUI À ETERNIDADE

OS BASTIDORES DE NOSSO LAR, FILME BASEADO NA OBRA DE CHICO XAVIER 

Há filmes que versam sobre a realidade e outros que se dedicam à ficção. Nesses dois casos, as escolhas são relativamente simples: o cineasta deve apenas documentar a verdade com o maior grau de isenção possível ou trabalhar a partir de uma premissa imaginária, proposta por um autor ou roteirista criativo.
Entretanto, há um terceiro gênero de produção que se equilibra entre um extremo e outro; é a obra que parte de um dogma (ou de uma ideologia) e que, ainda assim, procura envolver e estimular dramaticamente a plateia. Trata-se, sem dúvida, de um desafio e tanto para um realizador. Afinal, o cineasta terá que lidar com as demandas da crença e da arte, equacionando-as para criar uma atração digna de ser apreciada por todos.
Esta foi a “prova de fogo” encarada por Wagner de Assis – roteirista e diretor de Nosso Lar (produção da Cinética Filmes; coprodução da Migdal Filmes e da Globo Filmes; distribuição da Fox Film do Brasil). Baseada na obra mais importante do médium Chico Xavier, a produção conta a história do médico André Luiz (Renato Prieto) – que, após padecer de uma doença incurável, desperta no além e se depara com o “Umbral” (região tenebrosa e habitada por almas atormentadas) e, depois, com o “Nosso Lar”, cidade espiritual que paira nas camadas mais altas da Terra. Ali o personagem começará sua jornada de aperfeiçoamento e aprendizado, enquanto lida com a frustração de não poder voltar à Terra e rever seus familiares.
Antes de se tornar o enredo de um filme, o livro já era uma referência para os muitos adeptos do Espiritismo no Brasil – daí o cuidado intrínseco na hora de adaptá-lo para as telas.


Para você que pensa em criar um projeto cinematográfico não pode perder essa:

“MONEY, MONEY, MONEY...”

LEIS DE INCENTIVO, EDITAIS OU PARCERIAS? QUAL A MELHOR MANEIRA DE CAPTAR RECURSOS PARA SUA PRODUÇÃO?

A esta altura, imagino que todos os leitores já estejam com seu "projeto" (ou melhor, Business Plan) elaborado! Com isto em mãos, é chegada a "hora da verdade": angariar recursos e verba para seu filme! Mas como fazê-lo? Há vários caminhos, e, acredite, nenhum é fácil (assim como nenhum é impossível!).
Cada cineasta deverá fazer sua própria escolha de acordo com o perfil de seu projeto. E arregaçar as mangas, pois esta é, provavelmente, uma das etapas mais demoradas em todo o processo de realização de um longa-metragem. Até onde pude constatar, para levantamento de dados da minha própria empresa e com base na Ancine, Filme B e Diário Oficial, a média de tempo para captação de recursos de filmes comerciais de longa-metragem no Brasil é de dois anos, podendo haver variações para mais ou menos tempo, dependendo de particularidades de cada projeto (e estamos falando apenas de captação; não, ainda, de produção e lançamento).
Portanto, respire fundo e prepare-se para bastante trabalho (com muita paciência e perseverança, lembrando-se de nosso primeiro artigo: fazer cinema independente com qualidade profissional é possível; mas fácil, jamais!). Não quero dar a entender, de maneira alguma, que você levará dois anos para angariar os fundos necessários para seu projeto. Tudo depende dos caminhos escolhidos pelos realizadores. Para que sirva de motivação, o longa-metragem Sem Fio (dirigido por mim em 2008 e lançado em 2009) teve seus recursos angariados em menos de seis meses; e o longa Alguém Qualquer (próxima produção da Reticom Filmes) também captou recursos em um semestre, tendo sido agendada sua produção para janeiro próximo.


Essas e outras matérias você acompanha na edição 128º da Zoom. Gostou? Então corra nas bancas!

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Próxima Sexta-Livre

O Ateliê da Imagem Espaço Cultural inaugura no dia 27 de agosto, às 19h, o tema Paisagens Interiores, primeira exposição no Brasil de Emma Livingston, (fotógrafa inglesa vencedora do prêmio Meeting Place Discoveries, do Houston FotoFest). 
 
Aberta ao público, a exposição Paisagens Interiores é composta de duas séries fotográficas diferentes, mas que trazem um mesmo olhar sobre a paisagem, seja ela urbana, ou sobre a natureza selvagem. As imagens foram feitas com uma câmera Hasselblad de médio formato.

Visitação: de 28 de agosto a 22 de outubro de 2010
De Segunda a sexta das 10h às 21h e sábados das 10h às 18h


A ARTISTA
Emma Livingston formou-se em História da Arte pela University College London, em 2000. Ela tem realizado exposições no Reino Unido, França, Argentina, Brasil e nos EUA. Em 2007 a série NOA ganhou o prêmio “PX3 Prix de la Photographie” do Paris Photo e competições do London Photographic Association. Em 2009, foi indicada para o “Pictet 2009 Earth Award Prize” e eleita, em 2009, como uma das mais promissoras fotógrafas pela revista norte-americana PDN. Seu trabalho foi publicado nas revistas Lens Culture (Paris), Nextlevel (Londres), Zing (Xangai) e European Photography (Berlim), entre outros. 

Mais destaques e novidades você encontra no site http://www.ateliedaimagem.com.br

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Novidades em agosto!

CURSOS
Últimas vagas no AICTV para vários cursos voltados ao cinema de videoprodução, no Rio de Janeiro:

Assistente de Direção: 19/08 a 21/09
Assistente de Produção: 20/08 a 22/10
Direção de Fotografia: 23 a 27 de agosto
Roteiro para Cinema: 23/08 a 11/10

Para mais informações de inscrição: http://www.academiaintercinema.com.br/


Já a Academia Internacional de Cinema (AIC) promove o curso digital cinematográfico, em São Paulo, onde os alunos experimentam cada passo do processo de produção: roteiro, direção, fotografia, som, produção, continuidade, direção de arte e edição. Assim, podem realizar curtas metragens no meio digital, trabalhando em equipes reduzidas, o que assume posições específicas como num set profissional.
Cada equipe de filmagem é composta em média de cinco alunos, cada qual responsável por uma função específica na produção. Cada equipe será responsável pela realização de um projeto, cujo roteiro será produzido em classe, pelos próprios alunos. A edição dos filmes deve ser feita, obrigatoriamente, no laboratório de edição da Academia Internacional de Cinema, no período estipulado.
Próxima turma: 11 de setembro a 11 de dezembro de 2010-08-20
Para se inscrever acesse o link http://www.aicinema.com.br/contato.php



DO SUL PARA SÃO PAULO
Agora os alunos das escolas de São Paulo poderão assistir o sucesso do cinema do sul do país Antes que o Mundo Acabe, por meio do projeto Escolas de Cinema, que atua com as escolas paulistas desde 1993.

As escolas que assistirem o filme  poderão também agendar uma visita da diretora Ana Luiza Azevedo entre os dias 30 de agosto até 3 de setembro para debater o filme com os alunos, expandindo a experiência cinematográfica para além das salas de cinema e de aula. Todas as escolas da cidade podem participar do Escola no Cinema.


Para mais informações do projeto Escola no Cinema, acesse o site: www.escolanocinema.com.br
Site oficial do filme: http://www.antesqueomundoacabeofilme.com.br

Sinopse: Daniel é um adolescente crescendo em seu pequeno mundo com problemas que lhe parecem insolúveis: uma namorada que não sabe o que quer, um amigo que está sendo acusado de roubo e como sair da pequena cidade em que vive. Tudo começa a mudar quando ele recebe uma carta do pai que nunca conheceu. Em meio a todas essas questões, ele será chamado a realizar suas primeiras escolhas adultas e descobrir que o mundo é muito maior do que a gente pensa.

Para isto inscrever a escola, basta entrar em contato com Ivete ou Lila pelo telefone (11) 3266-5115 ou (11) 3266-5115,  ou no e-mail escolanocinema@uol.com.br.
As sessões especiais serão feitas pela manhă, entre 9h00 e 13h00, ou nas sessőes comerciais do Espaço Unibanco de Cinema à ingressos promocionais.



PLANETA TELA

Acompanhe as principais notícias do Planeta Tela:

Novo Curta de Ari Cândido será exibido em importantes festivais internacionais.
“Jardim Beleléu” conta a história de um metalúrgico que é assaltado num ônibus e perde o salário do mês. Um dia, avista um dos assaltantes e o persegue, só que sua vingança acaba não se concretizando.

Totalmente gratuito, festival de curtas de São Paulo completa 21 anos.
O Festival além de abrir espaço de discussão, preparou uma programação madura e reveladora.

Gramado 2010: Venceu o melhor.
Indiscutível: “Bróder” ganhou Kikitos de Direção, Ator e troféu mais importante de Melhor Filme.

Festival de Brasília abre inscrições para sua 43º edição.
O Evento será realizado de 23 a 30 de novembro, e terá mostras competitivas de curta e longa-metragem em 35mm e também de curtas digitais. O festival distribuirá R$ 555 mil em prêmios.

“O último mestre do ar”: O filme até agrada, mas o 3D é picaretagem.
Os mais jovens certamente terão suas expectativas satisfeitas. Já o cinéfilo que busca o estilo sempre surpreendente de Shyamalan certamente sairá decepcionado. A estreia é hoje, dia 20.

Para mais informações acesse http://www.planetatela.com.br/



IMAGENS INÉDITAS
Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte I ganha novas fotos de divulgação. Algumas cenas importantes do filme aparecem nessas sete imagens que mostram Hermione atormentada com as mãos sujas de sangue, Xenofílio Lovegood assustado na escada de sua casa e uma reunião dos temidos Comensais da Morte. Harry Potter aparece em quatro das fotos: ao se despedir de Edwiges, sua coruja de estimação; correndo perigo na casa dos Lovegood, ganhando um beijo de boa sorte; e em uma fuga de moto ao lado do amigo Hagrid. Todas essas fotos podem ser encontradas em alta resolução no Media Pass, site de imprensa da Warner Bros (https://mediapass.warnerbros.com).



A última parte da saga, Harry Potter e as Relíquias da Morte, será transferida para as telas de cinema em duas partes: a Parte 1 tem previsão de estreia nos cinemas brasileiros para novembro de 2010 e o lançamento da Parte 2 está previsto para julho de 2011. 

quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Fotografia além do Olhar

A escola de fotografia Portfólio, localizada em Curitiba, está com as últimas vagas para o curso de Projetos Pessoais com Pedro Martinelli, especialista em fotojornalismo brasileiro. O curso será realizado nos dias 21 e 22 de agosto, na própria escola. Pedro explica que o objetivo desta oficina é preparar todas as etapas da construção de um projeto pessoal.

E, pela primeira vez, a escola recebe uma exposição de fotografia A Amazônia de Pedro Martinelli, que trará imagens exclusivas para a mostra em Curitiba.

Para mais informações, acesse o site www.escolaportfolio.com.br ou pelo e-mail escola@escolaportfolio.com.br

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Cursos e Mostras: Participe!

FOTOGRAFIA CONTEMPORÂNEA
Inspirado no projeto Anônimos (realizado em Porto Alegre entre 1997 e 2001), o Ateliê da Imagem, localizado no Rio de Janeiro, instalará um estúdio ao ar livre no dia 19 de Agosto, dia da fotografia. Neste local os alunos, freqüentadores e professores serão retratados, das 10h às 16h, pela fotógrafa Marian Starostal.
Das 16h às 21h Claudia Buzzetti e Marcos Bonisson farão gratuitamente leituras de portfólios de alunos que já completaram os cursos básicos e possuem um ensaio de até 25 imagens.
Às 19h será realizada uma projeção dos retratos produzidos ao longo do dia. Atenção: Caso chova, o evento será cancelado.

Destaques:

Fotografia e Artes Plásticas – História e Interações, com Marcos Bonisson: 17/08 (terças) das 15h às 18h

Estúdio I - Introdução às técnicas de iluminação, com Ismar Ingber: 17/08 (terças e quintas) das 10h às 12h30

Assistente de estúdio fotográfico – Formação básica, com Mickele Petrucelli: 24/08 (terças e quintas) das 14h às 17h

Para saber mais dos cursos e horários, acesse http://www.ateliedaimagem.com.br/agenda.php


FOTO PUBLICITÁRIA
A Escola Portfólio, localizada em Curitiba, promove para o dia 18 de agosto o Curso Avançado de Fotografia Publicitária. Direcionado para apenas 12 fotógrafos atuantes na área ou que já concluíram o Curso Anual, o curso se estenderá até o dia 17 de dezembro, (de segunda e quarta), totalizando 150 horas de aula.

Por meio de atividades práticas, o aluno obterá conhecimento técnico apurado para atuar no mercado publicitário nas mais diversas áreas: produtos, still, gastronomia, retratos, arquitetura, moda, nu, etc.

Fora dos horários de aula na escola, estão programados trabalhos individuais com acompanhamento dos fotógrafos Nilo Biazzetto Neto e Ulysses Segatto. Esta será uma oportunidade para se discutir trabalhos, formatar orçamentos, organizar portfólio e formatar o próprio estúdio fotográfico.

Saiba mais acessando www.escolaportfolio.com.br, ou ligue para 41-3252-2540.

Portfolio Escola de Fotografia
Rua Alberto Folloni, 634, Centro Cívico – 41-3252-2540


MOSTRA SESI EM MINAS!
Para você que quer mostrar seus dons de cineasta, as inscrições para a 1º Mostra de Cinema Prêmio SESI de Curta Metragem vai até o dia 30 de agosto, mostra que acontecerá no Centro de Cultura José Maria Barra (SESI Uberaba, Minas Gerais).
As categorias dos prêmios são: Melhor Curta-Metragem / Melhor Direção / Melhor Roteiro / Melhor Fotografia / Melhor Edição / Melhor Trilha Sonora

As inscrições podem ser feitas por meio do site www.teatrosesiiuberaba.com.br
Participe!

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Cursos à vista!

A AICTV está promovendo cursos, cineblube e workshop no mês de agosto, no Rio de Janeiro. Entre os temas, estão os cursos de Assistente de Direção, Assistente de Produção, Direção de Fotografia, Direção de Arte, Figurino, Roteiro Para Cinema, Final Cut, etc.

Para mais informações acessem www.academiaintercinema.com.br


PARCERIA PROMOVE CURSOS DE ENTRETENIMENTO
A Associação Academia Internacional de Cinema (AAIC) em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV) oferecem o curso Gestão do Entretenimento, que envolve meios e veículos de comunicação e uma ampla gama de serviços voltados à venda dos produtos culturais. Utiliza-se, ainda, uma sofisticada infra-estrutura para o suprimento das necessidades geradas por eventos ou pelos próprios pontos-de-venda. O curso oferecido destina-se à formação de profissionais voltados a gestão dos diversos segmentos do entretenimento. Divide-se em seis módulos: Audiovisual, Editorial e Fonográfico, Eventos, Turismo, Comunicações digitais e Desenvolvimento de Projetos, abordando os principais setores da indústria do entretenimento com uma ampla discussão sobre casos concretos de sucesso de empresas ou profissionais de cada setor.

O curso é destinado a profissionais que pretendam desenvolver e comercializar produtos ou serviços voltados ao setor de entretenimento. Não é exigida a formação acadêmica superior (ingresso mediante análise curricular). O curso abordará as áreas específicas de atuação dos profissionais, oferecendo ao mesmo tempo, uma visão mais atualizada e convergente dos diversos setores do entretenimento.

O certificado do curso é conferido pela Fundação Getulio Vargas.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Oportunidade Única

A Diretoria de Audiovisual/DIMAS, da Fundação Cultural do Estado da Bahia/FUNCEB prorroga até o dia 13 (sexta) as inscrições para uma oportunidade inédita em Salvador de capacitação em Tradução e Legenda audiovisual, ministrada por Lenita Rodrigues. O curso, que acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto, abrange aspectos básicos e teóricos para a prática da tradução do inglês para o português, que são necessários para a produção de legendas para cinema, DVD, televisão e audiovisual em geral.

Além da parte teórica, o interessado também terá a oportunidade de praticar e vivenciar a inserção de legendas utilizando o softwareSubtitle Workshop.

As inscrições podem ser feitas através do download do formulário de inscrição, disponível no link http://www.dimas.ba.gov.br/2008.1/dastaques/2010.08/of_tradu.htm, que deve ser preenchido e enviado, juntamente com o currículo, para o e-mail formacao.dimas@gmail.com

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

A Bíblia do Cineasta Iniciante

Com o objetivo de orientar quem faz seu primeiro filme, foi lançado, no dia 07 de agosto, em Porto Alegre (RS), o e-livro e áudio-livro “Tudo o Que Você Queria Saber sobre Comercialização de Filmes Nacionais e Não Tinha a Quem Perguntar”. Escrito por Marta Machado, presidente da ABCA e produtora da Otto Desenhos Animados, a obra adota o formato de “perguntas e respostas” para esclarecer os realizadores inexperientes sobre a execução e comercialização de seus primeiros projeto de longas-metragens.

O evento contou com a participação do pesquisador francês Eric Mardoché Belhassen, que apresentou sua experiência no Brasil com testes de audiência (screenings), além de análises estatísticas durante a divulgação e lançamento de um filme de longa-metragem nacional. O livro será comercializado através do site oficial www.tudosobrefimenacional.com.br, nas versões impressa, digital e áudio-livro.

Encontro Cinematográfico!

A sétima edição do Festival do Oberá en Cortos, que aconteceu no dia 18 de julho na província de Misiones (Argentina), apresentou mostras com curtas, médias e longas-metragens, além de cursos e reuniões. Dentro da programação oficial, um dos pontos de intercâmbio foi o Fórum Entre Fronteiras, que reuniu entidades ligadas aos cinemas da Argentina, Paraguai e Brasil e que, atualmente, produzem documentários para o DVD Parcerias.

Representando o Brasil, integraram o fórum entidades como SMVC, CESMA e seu projeto cultural Cineclube Lanterninha Aurélio, Estação Cinema - Associação dos Profissionais de Cinema de Santa Maria, CNC – Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros, FUNDACINE - Fundação de Cinema RS e a APTC/ABD - Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS.

Animação na Bahia

O evento Animaí!, iniciativa que promove o trabalho de animadores baianos com uma seleção de curtas e intercâmbio de produtores do interior do estado, abriu incrições para sua 4º edição, a ser realizada entre os dias 08 e 14 de agosto. Salvador e 11 cidades do interior baiano receberão extensa programação de mostras, seminários e oficinas. Entre as novidades da edição 2010 estão a exibição de curtas de animação em todas as sessões que integram a mostra de longas nacionais e o Intercâmbio Animaí!, que trará a Salvador cinco realizadores do interior, com todas as despesas pagas. Destaque, ainda, para a “Mostra Anipólitan”, um recorte da atual cultura pop japonesa.

A TV do Amanhã

No livro “A Televisão na Era Digital – Interatividade, Convergência e Novos Modelos de Negócio”, o roteirista e diretor Newton Cannito mostra como o digital está potencializando a expressão televisiva. Cannito fala sobre os desafios da TV na era digital e apresenta propostas inovadoras. Entre os assuntos abordados estão o ambiente de convergência digital, os modelos de negócio do futuro, a interatividade e a democratização dos conteúdos. A obra desvenda uma nova era da comunicação.

Evento Global

A Adobe Systems Incorporated abre as inscrições para a MAX 2010, conferência mundial anual que ocorrerá entre os dias 23 e 27 de outubro em Los Angeles (EUA). Na MAX 2010, milhares de designers, desenvolvedores e líderes corporativos descobrirão a nova onda de oportunidades que nasce da explosão de conteúdo e aplicativos ricos por meio de múltiplas telas, fusão de conteúdo e comércio digital. O tema da MAX ("Conecte, Descubra, Inspire”) será a deixa para cinco dias de sessões informativas, laboratórios práticos e inúmeras oportunidades de networking concentradas em tendências tecnológicas. O evento oferece apresentações de diretores da Adobe, além das equipes de produtos em sessões organizadas, discussões informais e prévias de algumas tecnologias.

SONY no Anima Mundi

Como parte da estratégia do conceito Make Believe, a Sony fechou uma parceria com o Anima Mundi, maior evento de animação do hemisfério sul. Em sua 18º edição, os visitantes puderam conhecer o novo modelo de televisor Bravia 3D e Blu-ray 3D e vivenciaram na prática a tecnologia tridimensional. Além disso, um projetor Sony 3D foi instalado em uma das salas de exibição do Anima Fórum. Em dezoito anos de existência, o Anima Mundi já exibiu 5.927 filmes e levou quase 1 milhão de espectadores às salas de cinema, oficinas, debates e workshops que promoveu. Para esta edição, os diretores receberam mais de 1.500 inscrições e selecionaram 452 filmes. O país com o maior número de obras é o Brasil (108 títulos).

Momentos especiais...Em 3D!

A Foto Studio Equipe traz para o segmento de reportagens de casamentos a tecnologia 3D. Para Reynaldo Cavalcanti, proprietário da Foto Studio Equipe, reviver emoções neste formato é indescritível. "O casamento é um sonho. Por isso, quando o casal e seus familiares têm a oportunidade de sentir novamente as mesmas emoções, o efeito é surpreendente", afirma o empresário. A visualização 3D Estereoscópica, ou S3D (Stereoscopic 3D), é a técnica que possibilita realizar uma "imersão" nas imagens por meio da sensação de profundidade. O efeito é alcançado quando as imagens são sincronizadas (duas perspectivas diferentes da mesma cena) com os óculos eletrônicos, de modo que cada olho veja apenas a imagem correspondente. Para que a experiência 3D estereoscópica seja bem-sucedida, são necessárias uma TV 3D, blu-ray player 3D e óculos eletrônicos. Mais informações: www.fotostudio.com.br; ou pelo telefone: (11) 5183-9229.

Sustentabilidade na tela

Nove jovens de Campo Limpo (SP) concluíram o curso Criação Audiovisual, oficina gratuita de cinema que abarcou todas as fases de produção (com aulas de roteiro, produção, direção, fotografia, iluminação, som e edição). Os cineastas produziram curtas sobre ações sustentáveis promovidas no Campo Limpo, região de alto risco social. A pesquisa “Dossiê Universo Jovem”, produzida pela MTV Brasil, apontou que 66% dos entrevistados já repreenderam alguém por jogar lixo na rua. A oficina Criação Audiovisual é gratuita e acontece dentro da ONG Arrastão. A realização é da produtora DNA Filmes, com patrocínio do Banco Indusval Multistock.

Dupla Jornada
Reinaldo Rodrigues, ator e locutor do Clube da Voz, associação que reúne profissionais de locução publicitária, protagoniza seu primeiro longa-metragem, O Filme dos Espíritos, ao lado de Nelson Xavier, Sandra Corveloni e Ana Rosa. Segundo Reinaldo, o trabalho como ator facilita a locução. “Os diretores de filmes, programas e comerciais buscam bons locutores que desempenhem de forma arrojada a interpretação de textos”, comenta. O filme, baseado no “Livro dos Espíritos”, de Allan Kardec, de 1857, marca as estreias de André Marouço na direção e de Reinaldo Rodrigues como protagonista. O longa narra a história de Bruno (Rodrigues), psicanalista que, após perder a esposa, caminha em direção ao suicídio. Porém, o enredo muda a partir do momento em que ele se depara com o “Livro dos Espíritos” e começa uma jornada de transformação interior. “É uma história de amor transcendental, que aborda Deus, espíritos, morte e reencarnação”, resume Rodrigues.

Festival de Filmes
Até o dia 30 de outubro poderão ser feitas as inscrições para o 3º Paulínia Festival de Cinema. O primeiro edital de 2010 já foi lançado e destinará R$ 9,3 milhões para vinte filmes, dez longas e dez curtas. Entre as novidades estão o aumento do prazo para apresentação de projetos (de 45 para 70 dias) e a modificação na forma de envio do material. Agora, basta o envio de um CD com os arquivos eletrônicos necessários. Os projetos selecionados, além de contarem com a verba, poderão utilizar toda a estrutura do Pólo Cinematográfico de Paulínia.



segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Cinema em alta!

ANIMAÇÃO GANHA PÔSTER E BANNER
A Lenda dos Guardiões, nova animação digital da Warner Bros. Pictures, ganha seu pôster final e novos banners para os principais personagens do filme. O longa marca a estreia do aclamado diretor Zack Snyder (300 e Watchmen) em filmes de animação e é baseado na série de livros de Kathryn Lasky.

O filme narra a saga de Soren, uma jovem coruja fascinada pelas histórias épicas contadas pelo seu pai sobre os Guardiões de Ga’Hoole, um bando mítico de guerreiros alados que lutaram em uma grande batalha para salvar todas as corujas de uma grande ameaça. A animação tem estreia prevista para o dia 8 de outubro e será lançada nos formatos 35 mm e 3D, disponível de acordo com a programação dos cinemas.

NOVO TRAILER
Um Parto de Viagem, apresentado por Warner Bros. Pictures ganha trailer dirigido por Todd Phillips. O filme é estrelado por Robert Downey Jr. (Peter Highman), um ansioso pai cuja esposa está a poucos dias de dar a luz. Ele corre contra o tempo para conseguir um vôo de volta para Atlanta, quando conhece o aspirante a ator Ethan Tremblay, interpretado por Zach Galifianakis. Ethan força Peter a pegar carona com ele e a travessia pelo país vai resultar na destruição de carros e amizades. O elenco conta também com Michelle Monaghan (O Melhor Amigo da Noiva), a indicada ao Oscar Juliette Lewis (Cabo do Medo, Garota Fantástica) e o vencedor do Oscar de melhor ator Jamie Foxx (Ray). O filme é produzido por Phillips e Dan Goldberg, que também trabalharam juntos em Se Beber, Não Case. Scott Budnick, Thomas Tull e Susan Downey assinam a produção executiva do filme. Um Parto de Viagem deverá chegar aos cinemas no Brasil em 5 de novembro.

Veja o trailer legendado nos seguintes links:

Windows Media Player

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/duedate/sub/duedate_tlrf1_br_sub_high.asx

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/duedate/sub/duedate_tlrf1_br_sub_med.asx

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/duedate/sub/duedate_tlrf1_br_sub_low.asx

Quicktime

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/duedate/sub/duedate_tlrf1_br_sub_qt_high.mov

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/duedate/sub/duedate_tlrf1_br_sub_qt_med.mov

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/duedate/sub/duedate_tlrf1_br_sub_qt_low.mov


HARRY POTTER COM NOVIDADES
Acaba de ser lançado no Brasil o novo pôster de Harry Potter e as Relíquias da Morte, que para aguçar a curiosidade dos fãs. Na imagem, a escola de Hogwarts aparece em chamas, enquanto uma frase afirma: “Tudo Termina Aqui”. Alusão ao final de uma das franquias de maior sucesso do cinema mundial, o último filme será dividido em duas partes, sendo que a primeira estreará em novembro deste ano e a segunda em 2011. Harry Potter e as Relíquias da Morte é dirigido por David Yates e produzido por David Heymann e David Barron. Lionel Wigram assina a produção executiva e Steve Kloves adaptou o roteiro, baseado no livro de J.K. Rowling.


NOVA
COMÉDIA COMEÇA A SER FILMADA EM NOVA YORK
As filmagens da comédia romântica Arthur, que é um remake do clássico de 1981 Arthur – O Milionário Sedutor, tiveram início no final de julho em Nova York. No elenco estão Russell Brand (Get Him to The Greek), a vencedora do Oscar Helen Mirren (A Rainha) e Greta Gerwig (Greenberg). O filme é dirigido por Jason Winer, que recebeu um Directors Guild Award em 2010 pelo seu trabalho com a série de TV Modern Family. Brand interpreta Arthur Bach, um homem que sempre se apoiou em duas coisas para viver: sua fortuna ilimitada e o bom-senso da babá Hobson (Mirren), que o acompanha desde sempre e o mantém longe dos problemas. Agora esse milionário vai enfrentar o maior dilema de sua vida, escolher entre um casamento arranjado, que garante seu estilo de vida esbanjador, ou um futuro incerto com a única mulher que ele ama, Naomi.


DOS QUADRINHOS PARA O CINEMA

A adaptação para o cinema do famoso super-herói dos quadrinhos Lanterna Verde ganha artes individuais de seus personagens principais, que conta com Ryan Reynolds (X-Men Origens: Wolverine) no papel-título e Martin Campbell (007 – Cassino Royale) na direção.

A história acontece em um universo vasto e misterioso, em que a Tropa dos Lanternas Verdes é conhecida como protetora da paz e da justiça por ser uma irmandade de guerreiros quem mantém a ordem intergaláctica, em que cada Lanterna Verde possui um anel com superpoderes. Porém, um novo inimigo chamado Parallax ameaça destruir o equilíbrio das forças do Universo, e o destino dos guerreiros e do planeta Terra estará nas mãos do seu mais novo recruta, Hal Jordan: o primeiro humano a ser selecionado para a Tropa.

Martin Campbell dirige Lanterna Verde a partir do roteiro de Greg Berlanti & Michael Green & Marc Guggenheim e Michael Goldenberg, baseado nos personagens dos quadrinhos publicados pela DC Comics. O filme é produzido por Donald De Line (Uma Saída de Mestre) e Greg Berlanti (Juntos Pelo Acaso).

Lanterna Verde está previsto para estrear em junho de 2011 em 35mm e em 3D, de acordo com a programação dos cinemas.


NOVIDADES DE SUCKER PUNCH

O novo filme Sucker Punch, feito pela A Warner Bros. Pictures, apresenta as primeiras artes oficiais do novo filme do diretor Zack Snyder (300, A Lenda dos Guardiões).

Sucker Punch é uma fantasia épica de ação que nos apresenta a imaginação fértil de uma jovem garota que vive em um hospício, e, a única saída para fugir de sua difícil realidade é por meio dos sonhos. Porém, chega o momento em que suas aventuras quebram o limite entre o real e o imaginário, trazendo consequências avassaladoras. O filme conta com um elenco de jovens estrelas, incluindo Emily Browning (Navio Fantasma, Desventuras em Série), Abbie Cornish (Brilho de Uma Paixão), Jena Malone (O Mensageiro, Donnie Darko), Vanessa Hudgens (High School Musical) e Jamie Chung (Dragonball Evolution).

Os banners de Sucker Punch apresentam pela primeira vez a protagonista Baby Doll (Emily Browning) e suas amigas Sweet Pea (Abbie Cornish), Rocket (Jena Malone), Blondie (Vanessa Hudgens) e Amber (Jamie Chung).

Sucker Punch tem estreia prevista para abril de 2011.


NOVA COMÉDIA EM 2011
Previsto para estrear em 2011, a New Line Cinema produz a comédia Horrible Bosses, que teve suas filmagens iniciadas nas últimas semanas de Julho. O filme conta com atores como Jason Bateman (Encontro de Casais), Jennifer Aniston (Ele Não Está Tão Afim de Você), Colin Farrell (Coração Louco), o vencedor do Oscar de melhor ator Jamie Foxx (Ray), o vencedor de dois Oscars Kevin Spacey (Beleza Americana, Os Suspeitos) e o ator veterano Donald Sutherland, as filmagens estão acontecendo em Los Angeles sob a direção de Seth Gordon.

A trama conta a história de um trio de amigos frustrados com seus chefes, que são pessoas intoleráveis. E, para tornar o cotidiano menos monótomo eles pensam em um plano mirabolante para se livrarem de seus chefes. Mas há um problema: até mesmo os planos mais bem feitos podem ser imperfeitos como os cérebros que as criaram.

Seth Gordon dirige o filme a partir do roteiro original de Michael Markowitz, com a revisão de Jonathan Goldstein & John Francis Daley. Uma produção Rat Entertainment, que será distribuída pela Warner Bros. Pictures, uma empresa do grupo Warner Bros. Entertainment.


REMAKE NO CINEMA
As filmagens da comédia romântica
Arthur, um remake do clássico de 1981 Arthur – O Milionário Sedutor, começaram a ser realizadas no final de julho em Nova York. O elenco do filme conta com Russell Brand (Get Him to The Greek), a vencedora do Oscar Helen Mirren (A Rainha) e Greta Gerwig (Greenberg). O filme é dirigido por Jason Winer, que recebeu um Directors Guild Award em 2010 pelo seu trabalho com a série de TV Modern Family.

Brand interpreta Arthur Bach, um homem que sempre se apoiou em duas coisas para viver: sua fortuna ilimitada e o bom-senso da babá Hobson (Mirren) que o acompanha desde sempre e o mantém longe dos problemas. Agora ele vai enfrentar o maior desafio de sua vida, escolher entre um casamento arranjado, que garante seu estilo de vida esbanjador, ou um futuro incerto com a única mulher que ele ama, Naomi. Inspirado por ela e com uma ajuda pouco convencional de Hobson, Arthur vai correr o risco mais caro de sua vida e finalmente irá aprender o que é se tornar um homem.


ATRAÇÃO PERIGOSA ESTREIA TRAILER

A Warner Bros. Pictures apresenta o primeiro trailer legendado de Atração Perigosa, o mais novo filme de ação dirigido e estrelado por Ben Affleck. O longa conta a história de Doug MacRay (Ben Affleck), um irrepreensível criminoso, líder de um grupo de ladrões de banco que se orgulham de roubar e saírem impunes. Sem vínculos pessoais, Doug não teme perder alguém próximo.

Mas tudo mudou quando fez de refém uma gerente de banco, Claire Keesey (Rebecca Hall). Eles a libertam ilesa, mas Claire continua sob tensão pelo fato de os ladrões saberem seu nome e endereço. Ela começa a se recuperar quando conhece um homem modesto e charmoso chamado Doug... Sem perceber que ele é o mesmo homem que dias antes a tinha aterrorizado, a atração imediata entre eles se transforma em um apaixonado romance que poderá conduzi-los a um destino perigoso e, até mesmo, mortal.

O filme é dirigido por Ben Affleck (Pearl Harbor e Um Cara Quase Perfeito) que também compõe o elenco ao lado de Rebecca Hall (Vicky, Cristina, Barcelona), Jon Hamm (do seriado de TV Mad Men), Blake Lively (do seriado de TV Gossip Girl), e Jeremy Renner (indicado ao Oscar por seu trabalho em Guerra ao Terror).

Atração Perigosa tem estreia prevista para 26 de novembro.

Assista o trailer:

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/thetown/thetown_mn9f3z_tlrf1rev_br_sub_high.asx

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/thetown/thetown_mn9f3z_tlrf1rev_br_sub_med.asx

http://raincloud.warnerbros.com/wbol/br/movies/thetown/thetown_mn9f3z_tlrf1rev_br_sub_low.asx


COMÉDIA BRASILEIRA VEM AÍ!

Hugo Carvana (Casa da Mãe Joana) volta à direção com a comédia Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, que conta com Tarcísio Meira, Gregório Duvivier, Flávia Alessandra, Ângela Vieira, Mariana Rios, Herson Capri e Antonio Pedro Borges no elenco principal.

As filmagens ocorreram no Rio de Janeiro e no litoral do Ceará entre os meses de março e abril deste ano. Co-produzido pela Globo Filmes, a comédia está em fase de pós-produção e a estreia está prevista para o primeiro semestre de 2011.

Em Não Se Preocupe, Nada Vai Dar Certo, o ator de comédia stand up Lalau (Duvivier) viaja pelo interior do Brasil se apresentando em pequenas cidades. Seu pai, Ramon Velasco (Meira), também é ator e empresário do filho. Certo dia, Lalau recebe uma proposta milionária para usar seus talentos e fingir ser um famoso Guru, em uma palestra motivacional. Em nome da grana, ele aceita a proposta, mas algo não dá certo e Lalau precisa mais uma vez da ajuda de seu pai, que, nas situações mais complicadas, solta o velho bordão que dá título ao filme.


A JUVENTUDE DE LENNON

Com quatro indicações ao BAFTA (o Oscar do cinema britânico), O Garoto de Liverpool (Nowhere Boy) acaba de ganhar cartaz nacional. O filme chega aos cinemas no dia 1º de outubro.

O filme relata a juventude do criador dos Beatles, um cara inteligente e solitário que vive pelas ruas da agitada Liverpool sonhando em ser como o rei Elvis Presley, tentando encontrar seu papel no mundo. Criado pela tia Mimi (Kristin Scott Thomas), John encontra no Rock´n´roll, um lugar para expor seus dilemas e energia. E foi ao lado de Paul (Thomas Sangster), sua melhor sintonia, que este garoto de Liverpool, conquistou o mundo com sua genialidade, nesta verdadeira e emocionante história real.


FESTIVAL DE TORONTO DIVULGA OS PRIMEIROS FILMES
A organização do Festival Internacional de Cinema de Toronto (Canadá), que será realizada entre os dias 9 e 19 de setembro, divulgou no dia 27 de Julho as primeiras produções que participarão desta 35º edição.

Cinco produções serão distribuídas no Brasil pela Imagem Filmes: o suspense claustrofóbico Enterrado Vivo (Buried) do diretor espanhol Rodrigo Cortés e protagonizado por Ryan Reynolds (Lanterna Verde); o thriller psicológico Stone com Robert De Niro, Edward Norton e Milla Jovovich, sob a direção de John Curran (O Despertar de uma Paixão) e o mais novo filme dirigido por Robert Redford, The Conspirator, com James McAvoy, Justin Long, Evan Rachel Wood, Tom Wilkinson e Danny Huston.

Completam a lista as produções, Brighton Rock, baseado no romance do britânico Graham Greene (1904-1991) com Helen Mirren e John Hurt e a comédia Henry´s Crime, com Keanu Reeves e Vera Famiga.


PARA FÃS DE WOODY ALLEN
A Fox Home Entertainment lança neste mês uma coleção exclusiva de 20 filmes em DVD de um dos mais cultuados cineastas em atividade, Woody Allen. Com mais de 40 filmes no casting, em 40 anos de carreira, Woody Allen tem a média de um longa por ano. O box traz os principais filmes do diretor, entre eles Noivo Neurótico, Noiva Nervosa – vencedor do Oscar nas categorias Melhor Filme, Diretor, Atriz e Roteiro Original. O destaque da coleção fica para os três filmes do diretor que nunca foram lançados em DVD: Setembro, Neblina e Sombras e Simplesmente Alice. Todos os títulos do box ainda podem ser comprados separadamente.


COMIC-COM APRESENTA LANÇAMENTOS

A edição 2010 da Comic-Com, maior feira do mundo de filmes, quadrinhos, séries de TV e brinquedos, aconteceu nos dias 22 a 25 de julho, apresentando novidades que será lançado no cinema. A Sony Pictures teve destaque na feira com painel da Salt, que contou com a presença da atriz Angelina Jolie. Outros painéis muito prestigiados foram os de O Besouro Verde (The Green Hornet), que teve participações do diretor Michel Gondry e dos atores Seth Rogen e Christoph Waltz e Resident Evil 4:Recomeço (Resident Evil: Afterlife), que trouxe as atrizes Milla Jovovich e Ali Larter. Foram mostradas cenas inéditas dos dois filmes, cujas estreias no Brasil estão programadas para 25 de fevereiro de 2011 e 17 de setembro de 2010, respectivamente.


PROGRAMAÇÃO CULTURAL

Continuando a programação especial de shows de música e cinema, até o dia 15 de agosto, de quinta à sábado, o público brasileiro terá a oportunidade de ver expoentes da música e cinema europeus pela primeira vez no Brasil no palco do Auditório MIS, em São Paulo. Propondo uma experiência inédita, um grupo musical é convidado, a cada noite, a se apresentar ao lado de um artista visual criando shows híbridos de música, cinema e arte visual. Nesta quinta-feira (29), por exemplo, o público poderá conferir o som eletrônico dos brasileiros M.Takara3, seguido pelo sucesso europeu do grupo britânico de folk experimental Tunng, que se apresentará com o artista de arte visual Cesar Pesquera. Já no dia 30 de julho, o cinema ganhará destaque com o lançamento oficial do filme I’m Here, do cineasta americano Spike Jonze. A dupla de artistas brasileiros Mulheres Barbadas fará um mural, na mesma noite, inspirado nos personagens do filme. Já no sábado (31), a programação apresentará a junção inédita do projeto audiovisual Outside de James Roper (Reino Unido) com Circle One do espanhol Cesar Pesquera. O lado musical será uma nova oportunidade para o público conferir o som eletrônico dos brasileiros M.Takara3, seguido pelo agradável folk britânico do Tunng com o experimentalismo visual de Cesar Pesquera (Actop).Com apenas 170 lugares por noite, os ingressos são válidos para todas as atrações do dia e já podem ser adquiridos na bilheteria do Museu. Além disso, para que o público possa acompanhar todo o desenvolvimento da exposição artística, é possível adquirir o PASSE 40, um ingresso diferenciado que permite visitação ilimitada à mostra. O PASSE 40 pode ser comprado na recepção do MIS pelo preço fixo de R$ 12,00 (inteira) e R$ 6,00 (meia) e dá direito a todos os eventos de artes plásticas e performances que acontecem em vários espaços diariamente no MIS.

Serviço:

Museu da Imagem e do Som MIS

Av. Europa, 158, Jardim Europa, São Paulo (SP)

Fone: (11) 2117 4777

Site: www.mis-sp.org.br