quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Academia Internacional de Cinema apresenta:

Alex Maciel traz workshop de Making Of

Um dos maiores produtores do segmento no Brasil ensina os segredos do mundo dos bastidores, um Mercado que só cresce no país

Em praticamente todos os atuais trabalhos cinematográficos em DVD, há o behind the scenes, que traz tudo o que aconteceu por trás das câmeras durante as gravações. Saber como são feitos os efeitos especiais, ver artistas famosos trabalhando, os depoimentos dos diretores dos filmes e os erros de filmagem são agora tão atraentes quanto assistir ao filme propriamente dito.

Pensando justamente no profissional que produz o Makinf  Of, Alex Maciel – principal  produtor de making of do Brasil na atualidade – traz à AIC o Workshop Makinf Of – O Segredo dos Bastidores, onde o interessado aprende a gravar, editar e produzir vídeos de como são feitos longas-metragens, comerciais de TV, peças de teatro, sessões fotográficas, programas de TV, shows.

O workshop acontece durante os sábados de novembro. Para mais informações, acesse: http://www.aicinema.com.br/cursos/-alex-maciel--

Rattapallax lança sua versão online em evento em NY

A Rattapallax, conhecida por fundir literatura e cinema contemporâneo nas edições de usa revista, comemora seu décimo aniversário no próxima dia 24, em Nova York. No evento, que terá a jornalista e editora brasileira Flavia Rocha como anfitriã, será anunciada a nova fase da história da revista: sua versão exclusivamente online, disponível em no site: http://www.rattapallax.com/

A festa contará com a leitura de poemas e convidados especiais. Vale lembrar que dentre os leitores da Rattapallax estão nomes importantes do meio, como Edward Hirsh – autor de The Living Fire: New and Selected Poems e vendedor do National Book Critics Circle Award.

A Rattapallax Press, localizada em Nova York, publica livros e uma revista que apresenta trabalhos de escritores, cineastas e artistas internacionais. É distribuída nos EUA, Canadá e América do Sul. Realiza eventos literários e sociais ao longo do ano, em diversos países. Sua divisão de cinema, a Rattapallax Films, produz longas e curta-metragens documentais e de ficção com temas literários. A Rattapallax é comandada por Ram Devineni, sócio e parceiro da AIC.
Para mais informações, acesse: http://rattapallax.com/blog/webseries/

Curta Journeé, de Fernanda Serson, participa da 10º Goiânia Mostra Curtas

Clarice procura: trabalho, amor, amigos, procura a cidade, procura a si mesma. Esta é a sinopse de Journée, curta metragem da ex-aluna da AIC Fernanda Serson, que participa da 10º Goiânia Mostra Curtas, na sessão Curta Mostra Municípios.

A Mostra completa 10 anos em 2010, e acontece dentre os dias 05 a 10 de outubro.
Para conhecer os indicados à competição, acesse o link: http://www.goianiamostracurtas.com.br/filmes
E este para assistir o trailer do filme: http://vimeo.com/14075648

Em parceria com Bradesco Prime, Bravo! lança o 6º Prêmio de Cultura

Em sua sexta edição, o Prêmio Bravo! homenageia Noel Rosa (1910-37), sambista brasileiro. Na noite de 25 de outubro, artistas recriarão composições do poeta da Vila no palco da Sala São Paulo, na capital paulista, para embalar a festa. Os prêmios serão entregues a artistas e realizadores, escolhidos por um júri crítico, nas áreas de artes plásticas, cinema, teatro, dança, literatura, música popular e erudita. A novidade deste ano é a categoria Arte Digital, aberta à participação do público.

Confira as próximas datas de cursos da AIC:

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Mundo do Cinema:

Confira as novidades da semana no mundo do Cinema pelo Planeta Tela:


4º BRAFFTV lança mostra de filmes brasileiros sobre diversidade sexual: 
Edição 2010 do evento com filmes do Brasil em Toronto inova ao criar  o Pink Brazil Festival
http://www.planetatela.com.br/noticia.php?new_id=830


Congresso de Cinema divulga “Carta de Porto Alegre”:
Leia na íntegra do documento que coroou as atividades do 8º CBC:
http://www.planetatela.com.br/noticia.php?new_id=829


Cinema, Samba e Saudade na abertura do 8º Curta Santos:
Espetáculo multicultural inicia o maior festival de cinema da Baixada Santista
http://www.planetatela.com.br/noticia.php?new_id=828


“Léo e Bia”, de... Oswaldo Montenegro, lembra?
Simpaticamente ingênuo, o filme que premiou Paloma Duarte no Festival de Recife estreou dia 17.
http://www.planetatela.com.br/critica.php?cri_id=424


“O Pecado de Hadewijch” relalciona religião e fanatismo:
Do mesmo diretor do premiado “A Vida de Jesus”, o filme estreou no dia 17.
http://www.planetatela.com.br/critica.php?cri_id=423


Mais informações acesse o site: http://www.planetatela.com.br/

Novidades no Ateliê da Imagem

Sexta-livre com Anna Kahn 

A fotógrafa carioca Anna Kahn, selecionada na convocatória do último Festival Internacional de Fotografia Paraty em Foco, irá apresentar seu trabalho sobre o Rio de Janeiro, que inclui as séries “Bala Perdida” e “Olho Mágico - Uma visão dos interiores de Copacabana”. 
Expostos no IMS em 2007 e no FotoRio em 2009, os interiores e exteriores fotografados por Anna Kahn tem um clima de tensão, onde objetos e lugares comuns ou despercebidos se tornam fascinantes e misteriosos. Para conduzir a apresentação e o bate-papo com o público, convidamos a curadora e artista visual Joana Mazza.

Data: 24/09/2010
Horário: 19h
Local: Ateliê da Imagem

Confira também a Galeria Virtual da exposição “Paisagem de Interiores”:


Há novidades ainda na parte de cursos, como o Fluxo Digital em Raw – Tratamento e Finalização, com Leonardo Ramadinha. O curso começa dia 27/09.
Para mais informações, acesse o link: http://www.ateliedaimagem.com.br/nucleo.php?c=160

Outra dica que abre ao público no próximo dia 25 (sábado) é a 29º edição da mostra internacional de artes mais importantes da América Latina. Entre os artistas convidados para a mostra oficial pelos curadores Moacir dos Anjos e Agnaldo Farias, está o fotógrafo paraense Guy Veloso, que realizou a sua última individual “Alquimia” no Ateliê da Imagem. Veloso irá participar com uma parte de seu ensaio documental “Penitentes” realizado durante oito anos nas cinco regiões do país.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cursos da AIC para Outubro:

Faça roteiro na Academia Internacional de Cinema!

Conheça as bases da escrita de cada roteiro.

Os primeiros passos de um roteirista começam aqui, na Oficina de Roteiro. Entender a estrutura da escrita, aprendera  escrever uma história com início, meio e fim, estruturar a narrativa e saber formatá-la: estes são alguns dos passos que o roteirista iniciante deve conhecer.
A Oficina de Roteiro introduz o futuro profissional às diferentes ferramentas e elementos básicos da dramaturgia um argumento do curta metragem e um método sólido para desenvolver este mesmo roteiro até o final.



Aprofunde seus conhecimentos e  aprimore suas técnicas:

É na oficina de Roteiro Avançado que o roteirista conhece, por meio de textos e fragmentos de filmes, inúmeras técnicas textuais que complementam e aperfeiçoam o trabalho já produzido pelo aluno.
Os exercícios de escrita servem como material para aulas e trabalhos posteriores. Na conclusão do curso, o aluno terá desenvolvido ao menos um argumento e, se possível, a primeira versão de um curta-metragem.

Para mais informações sobre datas e inscrições, acesse:


Especializa-se em Roteiro para TV:

O fascinante mundo dos bastidores da TV é visto na Oficina de Roteiro para TV. Aqui, aprende-se a escrever para televisão, com técnicas exclusivas de teledramaturgia, novelas e seriados.
Saber como manter o espectador interessado e fiel àquele produto escrito, a cada dia, é um dos principais segredos dos roteiristas de televisão. O objetivo da Oficina de Roteiro para TV é justamente este: ensinar o profissional a criar o universo especialmente atraente ao público.

Ao final do curso, o aluno terá desenvolvido um produto de ficção televisiva, com roteiro do primeiro episódio e sinopses da primeira temporada.

Para mais informações sobre datas e inscrições, acesse:

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Programação AICTV


Cineclube Academia mostra Roman Polanski

Comentários do Diretor de Fotografia Jorge Monclar “Oliver Twist” dia 17 de setembro (sexta-feira) gratuito

Acompanhe aqui o resumo do filme A Última Crônica

Rua Jardim Botânico, 601 – Rio de Janeiro (RJ) ou pelo site: www.academiaintercinema.com.br

Cursos:

Ass. De Direção (nível básico)
21/09 a 05/10

Nível profissionalizante – última turma do ano
07/10 a 21/10

Continuidade (nível básico)
18/09 a 09/10

Nível profissionalizante – última turma do ano
15/10 a 30/10

Roteiro de Cinema (nível básico)
27/09 a 01/11

Roteiro Passo-a-passo (nível básico)
24/09 a 05/11

Ass. De Produção (básico)
20/09 a 08/10

Outros cursos você encontra no site: http://www.academiaintercinema.com.br/Programacao.htm

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novos cursos na AIC

Aprenda a fazer um filme em película

Neste programa os alunos experimentam cada passo no processo de produção de um curta em película: direção, cinematografia em 16mm, som, produção,direção de arte e edição.
Cada aluno participa da produção de um filme em 16mm, trabalhando em pequenos grupos e executando funções específicas na equipe, como em um set profissional, filmando com uma câmera Arriflex e editando em Final Cut Pro.
Além das aulas aos sábados, os alunos estão sujeitos a realizar outras atividades durante os dias da semana, tais como: filmagem, telecine, edição e mixagem dos projetos.
A edição dos filmes deve ser feita, obrigatoriamente, no laboratório de edição da Academia Internacional de Cinema, no período estipulado.
Próxima turma: 11 de setembro a 11 de dezembro de 2010 (aos sábados).
Mais informações acesse o site: http://www.aicinema.com.br/cursos/intensivo-16mm

Assistência de direção:

Mais que apenas auxiliar o diretor de um filme, o assistente de direção planifica e coordena o trabalho da equipe de filmagem. Por meio de exercícios práticos, o curso a borda as funções do assistente de direção na pré-produção e no set de filmagem. São estudados assuntos como análise técnica, plano de filmagem, ordem do dia, continuidade e o papel do assistente no departamento de direção e na relação com os outros departamentos da equipe.
Turma: de 16 de setembro a 02 de dezembro de 2010 (às quintas).
Aprenda o melhor da Direção de Arte
O programa do curso aproxima os alunos do universo da Direção de Arte Audiovisual por meio de seu processo criativo usando exemplos de processos de trabalhos, observação e reflexão sobre processo criativo e exercício de cunho prático.
A partir desses estudos de processo e resultados, abrir a discussão sobre métodos, linha estética, necessidades técnicas, relação entre o roteiro e a arte/direção/fotografia/produção, formação de equipe, estrutura de projetos cenográficos, pesquisa de materiais e estruturação de uma planilha de orçamento, além de um apanhado conceitual e reflexivo sobre a criação do figurino e sobre a concepção da maquiagem dentro do projeto total da Direção de Arte para um filme.
E paralelamente, a observação e reflexão a partir de análises de filmes consagrados e com estética diferenciada, bem como suas possíveis fontes de referências, propondo aos alunos um novo olhar sobre a obra audiovisual e sua construção, sobre a coerência entre as escolhas estéticas e narrativas e a funcionalidade da Direção de Arte presente nesses exemplos.
No final do curso cada grupo de alunos realizará um projeto de direção de arte e a execução dos ambientes propostos, sob a forma de ensaio fotográfico ou video-gráfico, que serão publicados na internet no blog do curso.
Turma: de 20 de setembro a 29 de novembro de 2010.
Para informações mais detalhadas do curso acesse www.aicinema.com.br


quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Academia Internacional de Cinema com novidades para este mês!

AIC abre workshop com Fátima Toledo
De 8 a 12 de novembro deste ano, AIC recebe Fátima Toledo para ministrar seu workshop de preparação de atores. Conhecida por seu trabalho em Cidade de Deus, Tropa de Elite e Central do Brasil, Fátima tem uma forma única de trabalho, conhecida como Método, que trabalha o ator, livrando-o dos bloqueios que atrapalham na hora de se expressar. Todo um ambiente é criado para fazer com o que o ator libere todo o sentimento necessário para que o personagem possa nascer. 
O grande objetivo da Fátima é tirar os condicionamentos trazidos pelo ator ao encarar um novo personagem. “Meu método é isto: ir até o ator, respeitá-lo e voltar com ele para o projeto. É o ator que está inteiro, pra o que vier ele vai, sem medo, sem rede”, explica.

Mais informações acesse: http://www.aicinema.com.br/cursos/-fatima-toledo---workshop-de-preparacao-de-atore

Museu da Imagem e do Som (MIS) recebe o Ciclo 10
O Ciclo de 10, evento que apresenta os destaques produzidos pelos alunos do curso técnico em direção cinematográfica Filmworks da AIC, recebeu nova data e local. A mostra acontece no dia 11 de setembro no MIS. Evento traz os melhores filmes produzidos pelos alunos da AIC durante o primeiro semestre do ano

Para mais informações acesse: http://www.mis-sp.org.br/comovisitar


Alessandra Meleiro visita o AIC para bate papo  
Lançada em 2009 sob coordenação de Alessandra Meleiro, a coleção Indústria Cinematográfica e Audiovisual Brasileira é composta por três livros que apresentam um panorama detalhado sobre o mercado, a economia e as políticas públicas voltadas para o setor. Seus volumes serão comentados por Alessandra no bate papo que a especialista realizará no dia 30 de setembro, às 19h30.

A entrada é franca, mas os lugares devem ser reservados pelo rsvp@aicinema.com.br.

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Novidades no SENAC

Entre as opções de títulos na área de audiovisual que o Senac São Paulo oferece, no mês de setembro, destaca-se o curso Técnico em Multimídia. Confira a programação dos cursos abaixo:

Técnico em Multimídia
Curso de educação profissional técnica de nível médio que habilita profissionais para atuar na área de web/multimídia e web games, desenvolvendo trabalhos de produção digital, interfaces para web e multimídia, web game e gestão empreendedora para comunicação, arte e design.
Data: 13/09/2010 a 05/08/2011
Local: Senac Vila Prudente
Informações: www.sp.senac.br
  
Edição – Módulo I
Com o curso, o aluno compreende o papel do editor dentro do processo audiovisual e sua evolução, por meio de conceitos básicos de linguagem e da prática em edição linear e não-linear.
Data: 20/09 A 01/10
Local: Senac Lapa Scipião
Informações: www.sp.senac.br

Vídeo Digital Final Cut
O participante aprende a utilizar as ferramentas do programa Final Cut para capturar, selecionar e organizar imagens digitais para o computador, além de conceitos básicos de edição de som e imagem.
Data: 13/09 A 04/10
Local: Senac Lapa Scipião
Informações: www.sp.senac.br

Introdução à Fotografia Digital
O curso ensina os princípios básicos do manuseio de câmera digital, conceitos fundamentais das imagens digitais e a preparação para a impressão e internet. Trata-se de um curso voltado para fotógrafos amadores.
Data: 11/09 A 23/10
Local: Senac Lapa Scipião
Informações: www.sp.senac.br