segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Novos cursos na AIC

Aprenda a fazer um filme em película

Neste programa os alunos experimentam cada passo no processo de produção de um curta em película: direção, cinematografia em 16mm, som, produção,direção de arte e edição.
Cada aluno participa da produção de um filme em 16mm, trabalhando em pequenos grupos e executando funções específicas na equipe, como em um set profissional, filmando com uma câmera Arriflex e editando em Final Cut Pro.
Além das aulas aos sábados, os alunos estão sujeitos a realizar outras atividades durante os dias da semana, tais como: filmagem, telecine, edição e mixagem dos projetos.
A edição dos filmes deve ser feita, obrigatoriamente, no laboratório de edição da Academia Internacional de Cinema, no período estipulado.
Próxima turma: 11 de setembro a 11 de dezembro de 2010 (aos sábados).
Mais informações acesse o site: http://www.aicinema.com.br/cursos/intensivo-16mm

Assistência de direção:

Mais que apenas auxiliar o diretor de um filme, o assistente de direção planifica e coordena o trabalho da equipe de filmagem. Por meio de exercícios práticos, o curso a borda as funções do assistente de direção na pré-produção e no set de filmagem. São estudados assuntos como análise técnica, plano de filmagem, ordem do dia, continuidade e o papel do assistente no departamento de direção e na relação com os outros departamentos da equipe.
Turma: de 16 de setembro a 02 de dezembro de 2010 (às quintas).
Aprenda o melhor da Direção de Arte
O programa do curso aproxima os alunos do universo da Direção de Arte Audiovisual por meio de seu processo criativo usando exemplos de processos de trabalhos, observação e reflexão sobre processo criativo e exercício de cunho prático.
A partir desses estudos de processo e resultados, abrir a discussão sobre métodos, linha estética, necessidades técnicas, relação entre o roteiro e a arte/direção/fotografia/produção, formação de equipe, estrutura de projetos cenográficos, pesquisa de materiais e estruturação de uma planilha de orçamento, além de um apanhado conceitual e reflexivo sobre a criação do figurino e sobre a concepção da maquiagem dentro do projeto total da Direção de Arte para um filme.
E paralelamente, a observação e reflexão a partir de análises de filmes consagrados e com estética diferenciada, bem como suas possíveis fontes de referências, propondo aos alunos um novo olhar sobre a obra audiovisual e sua construção, sobre a coerência entre as escolhas estéticas e narrativas e a funcionalidade da Direção de Arte presente nesses exemplos.
No final do curso cada grupo de alunos realizará um projeto de direção de arte e a execução dos ambientes propostos, sob a forma de ensaio fotográfico ou video-gráfico, que serão publicados na internet no blog do curso.
Turma: de 20 de setembro a 29 de novembro de 2010.
Para informações mais detalhadas do curso acesse www.aicinema.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário