terça-feira, 26 de outubro de 2010

Academia Internacional de Cinema & TV

Curso de Direção de Fotografia: Completo!

No comando de Jorge Monclar, será realizado em duas partes o curso de fotografia:

De 04 a 18 de novembro (básico)
Das 19h às 22h

E de 22 a 26 de novembro (profissionalizante)
Das 19h às 23h

Para inscrições: (21) 3874-0012 e 2239-8291

Sobre Jorge Monclar:
Graduado pelo Institute des Hautes Études Cinematografiques (Idhec) de Paris, começou como desenhista de animação e operador de truca, foi câmera e, posteriormente, estabeleceu-se como diretor de fotografia. Trabalhou, como assistente de câmera, nos filmes Os Inconfidentes (1972), de Joaquim Pedro de Andrade, e em O ladrão, episódio de Nelson Pereira dos Santos para o longa de episódios Insônia (1982). Dirigiu a fotografia dos curtas como O Aleijadinho (1978), de Joaquim Pedro de Andrade, e Fazendas Clássicas, de Humberto Mauro, e os longas Deliciosas Traições do Amor (1975), de Tereza Trautman e Domingos Oliveira, Feitiço do Rio (Blame it on Rio /1984), de Stanley Donnen, O bandido Antônio Dó (1984), de Paulo Leite Soares, O cego que gritava luz (1995), de João Batista de Andrade, Garrincha, a estrela solitária (2003), de Milton Alencar Jr. e Zico na rede, de Paulo Roscio. Trabalhou também na televisão iluminando programas semanais e especiais. Escreveu diversos livros técnicos, como O diretor de fotografia (Solution Produções e Luz de Arte Produções) e tem organizado vários cursos de fotografia para cinema. Foi presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Cinematográfica (de 1991 a 1994).

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Para você que curte fotografia

b_arco Centro Cultural apresenta: Fotografia Digital para iniciantes: Linguagem e poética
Com Sofia Borges
De 06 a 27 de novembro (sábados, das 10h às 13h)
O objetivo do curso é estimular os alunos a encontrarem uma linguagem ou poética própria, com base nos seus interesses particulares em fotografia. Através de exercícios práticos e teóricos, será criado um espaço de discussão sobre a produção dos alunos do ponto de vista poético. Os exercícios serão propostos individualmente e a discussão sobre técnica acontecerá a partir das dúvidas ou problemas que os alunos encontrarem. Haverá também a discussão sobre o trabalho e os procedimentos fotográficos de artistas contemporâneos que usam a fotografia como linguagem.
Público alvo: jovens e adultos iniciantes em fotografia digital, com conhecimentos básicos sobre as ferramentas de sua câmera. 
Sofia Borges é artista visual e pesquisadora no campo da fotografia. Formada em Artes Plásticas pela ECA-USP, sua pesquisa fotográfica já lhe rendeu diversos prêmios e vem sendo mostrada em inúmeras exposições coletivas e individuais. Atualmente vive e trabalha entre São Paulo e Ibiúna e é representada pela Galeria Virgílio.

AIC para novembro: Imperdível!

Academia Internacional de Cinema recebe convidado internacional para aula exclusiva

A AIC recebe dia 30 de outubro o cineasta americano Samuel Tomfohr, que ministrará uma Aula Máster sobre adaptação literária para curtas-metragens. 
Tomfohr aproveita a passagem pelo país para produzir um curta-metragem baseado em um conto de Machado de Assis. De acordo com o cineasta, adaptar literatura para o cinema é um processo emocionante. “Realmente, uma obra literária pode ser vista como um ponto para fazer uma história em um curta. Ou, claro, a adaptação pode ser mais fiel ao original. Depende de você e de sua fonte de material”, diz. 
Na Aula Máster, Tomfohr abordará temas como o processo de seleção do material usado e os critérios a serem considerados em uma obra literária.
Samuel Tomfohr é formado em cinema pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e recentemente terminou seu mestrado em Direção Cinematográfica na Universidade de Columbia.


Porland Latin American Film Festival exibe filmes de alunos Filmworks

Conhecido por misturar peças de teatro, curtas, documentáriso e filmes de animação, o Portland Latin American Fim Festival deste ano, que aconteceu entre os dias 14 e 20 de outubro, contou com a participação brasileira de dois filmes dirigidos por alunos da AIC.

Inverness, do diretor André Vicentini, e Cineminha, dirigido por DavidC Cejkinski, foram os representantes da Academia no Festival. Tidos como comissão do evento como “alguns dos melhores curtas-metragens feitos pelos estudantes da AIC”, ambos ganharam notoriedade com a veiculação, dada a proporção do festival no ramo.
Países como Chile, Cuba, México, Argentina e Bolívia também participaram do Festival.  A programação do evento também incluiu co-produções da Espanha, EUA e Reino Unido.

Acesse o site do Festival para mais informações: http://www.pdxlaff.org/

AIC abre a 4º edição do Festival First Shot

Já começaram os preparativos para a versão 2011 do First Shop, festival realizado pela AIC que concede bolsas de estudos aos três primeiros colocados.
As principais características do First Shop 2010 permanecem nesta edição: poderão participar filmes de até 15 minutos de duração, e com temática livre.
O Fist Shop 2011 tem início neste mês e a inscrição do filme para concorrer às bolsas acontece até dia 10 de janeiro.


Documentário Do Alto da Noite é selecionado para a 22º Mostra do Audiovisual Paulista

Não foi apenas na Mostra de Documentário da AIC, promovida pelo MIS na noite de 19 de outubro, que o filme Do Alto da Noite teve destaque. Ele também está dentre os selecionados para participar da 22º Mostra do Audiovisual Paulista, que acontecerá entre 06 e 12 de dezembro. O documentário, que mostra como funcionam as baladas de luxo de São Paulo através do olhar de quem trabalha nestes locais, é o trabalho de finalização do Curso Documentário (http://www.aicinema.com.br/cursos/curso-de-documentario), ministrado na Academia Internacional de Cinema sob a coordenação de Ilana Feldman.
Os locais de exibição da Mostra Audiovisual Palista serão a Sala Cinemateca, Galeria Olido, MIS, entre outros.




Em Branco
, curta-metragem de Antonio Matos está no Gramado Cine Vídeo 

 “Jonas navega em seus devaneios, entre sua rotina tediosa e o seu maior sonho, que é ser pintor”: breve sinopse de Em Branco, curta do aluno do Curso Técnico em Direção Cinematográfica, Antonio Matos, que concorre na mostra competitiva do 18
º Gramado Cine Vídeo, pela categoria Universitário Brasileiro.
O evento, que em 2010 chega a sua maturidade, já se consolida dentro dos mais prestigiados eventos da cena audiovisual brasileira. Em média, o Cine Vídeo recebe 30 mil visitantes por edição e, em sua maioria, são profissionais e estudantes de Comunicação Social, Cinema e Audiovisual.


AULAS ESPECIAIS

Fátima Toledo
Durante cinco dias, a preparadora de elenco Fátima Toledo leciona um workshop sobre seu método ideal para atores que querem vencer a timidez, profissionais que querem especialização como preparador e diretores que buscam formação completa.
De 08 a 12 de novembro

Vincent Moon
O artista visita o Brasil para uma série de ações audiovisuais. Dentre elas está o workshop que dará vida ao Temporary São Paulo, concerto que já aconteceu em diversas cidades no mundo. Os participantes do workshop serão os produtores do evento.
De 23 a 27 de novembro.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

o Rio de Janeiro está bombando de cursos cinematográficos. Após o recente Festival do Rio 2010, teve um crescimento considerável de interesse pela área. Para alcançar diferentes objetivos e demandas, a cidade está lançando muitos cursos para novembro, e, um deles, já começa amanhã!

Últimas Vagas:

Final Cut – 2 vagas
Início amanhã! 21/10
Das 15h às 18h

Ass. De Produção – 3 vagas
Início no sábado (23/10)
Das 10h às 14h

Op. de Câmera – 2 vagas
Início no sábado (23/10)
Das 9h às 14h

AICtvAcademia internacional de Cinema e TV Criada em 1999 por um grupo de profissionais de cinema e televisão, atua na formação e reciclagem dos técnicosde base para produção cinematográfica, de vídeo e broadcasting. Produz filmes de curta-metragem, comerciais, programas para tv e web.



SENAC RIO
Conheça a programação de Novembro:

Edição Digital de Vídeo em AVID
30 horas
04/11/2010 a 07/12/2010

Introdução à fotografia com equipamento digital
36 horas
08/11/2010 a 06/12/2010

Tratamento de Imagem com Photoshop
40 horas
08/11/2010 a 10/12/2010

Operador de áudio em emissoras de rádio e TV
280 horas
08/11/2010 a 29/06/2011


Auxiliar de montagem e manutenção de computadores
160 horas
08/11/2010 a 30/03/2011

Edição Digital de vídeo em Adobe Premiere
75 horas
09/11/2010 a 15/02/2011

Inscreva-se em uma aula experimental gratuita dos cursos de DJ e Fotografia e fique por dentro das novidades desses mercados.

Técnicas de DJ
08/11

Fotografia: Reportagem, retratos e eventos
09/11

Para inscrição, ligue para (21) 2545-4833 ou envie e-mail para copacabana@rj.senac.br


 

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Curso de Cinema Puc-Rio

TV do Design e da Criação à produção 

O curso e está direcionado para todas as pessoas com interesse em conhecer como funciona o processo produtivo na indústria audiovisual, aperfeiçoar habilidades, descobrir novas possibilidades de trabalho, de expressão artística e entretenimento. A turma será constituída por profissionais de redes de televisão, profissionais de produtoras independentes, professores, estudantes, videomarkers, webdesigners, produtores de vídeos para celulares, profissionais envolvidos com com treinamentos, atores e para todos aqueles que um dia pensam na possibilidade de transformar uma ideia em um filme ou vídeo.

Início em novembro de 2010
De segunda e quarta, das 19h às 22h.


Corpo Docente: Jorge Espírito Santo – Jornalista pela PUC-Rio e Diretor de TV.
José Roberto Sanseverino – Mestre em Mídia Studies, New York University.
Local: Unidade Gávea
Mais informações: http://www.cce.puc-rio.br/artes/tv.htm ou 0800 970 9556

terça-feira, 19 de outubro de 2010

Curso de Cinema no Rio!


Film & Television Business - Formação Executiva em Cinema e TV

Amplie sua experiência na gerência e liderança de projetos para TV e Cinema, e conheça mais sobre as etapas do processo executivo de uma obra audiovisual, as técnicas de negociação de uma produção e a história do cinema e da TV no Brasil!
 
O curso é composto por 35 disciplinas, divididas em 5 módulos:

• História e Economia
• Cinema, Administração e Negócio
• TV e Novas Mídias
• Distribuição
• Desenvolvimento de Projetos e Palestras

Coordenação de Alberto Flaksman

Início das aulas: 20/10/2010
Horário: às 4ªs e 5ªs feiras, das 19h15min às 22h30min
Local: FGV Botafogo
Tel: (21) 3799-5900
Informações: http://www5.fgv.br/mgmrio/novosite/mgm-rio/DetCurso.aspx?codCurso=253

FGV MANAGEMENT 

Programa que administra os cursos presenciais abertos de pós-graduação lato sensu desenvolvidos na rede conveniada da FGV.
A experiência acadêmica e profissional dos professores que atuam no FGV Management alia teoria e prática de forma equilibrada, possibilitando que conhecimentos adquiridos pelos alunos em sala de aula sejam rapidamente incorporados ao dia-a-dia das empresas.

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

AIC em Outubro!

Acompanhe as novidades quentíssimas da Academia Internacional de Cinema para este mês!

Paulo Morelli fará Aula Master de Direção

Diretor e roteirista de Cidade dos Homens e co-fundador da O2 Filmes traz conceitos de exercícios especiais para os participantes

No dia 23/10 a AIC receberá o cineasta Paulo Morelli para um dia de aula direcionada. A ideia da Aula Máster de Direção e Roteiro é trazer ao público alguns dos mais importantes tópicos destes campos, sob o ponto de vista de Paulo Morelli.
Paulo também comentará sobre a semelhança que existe entre o início da produção independente nos anos 80 e a produção hoje em dia - em relação à facilidade de se produzir com as novas tecnologias e exibir em mídias sociais. Vale lembrar que desde os 11 anos Morelli já se aventurava com filmes de super-8, até criar nos anos 80 a produtora independente Olhar Eletrônico. Na década seguinte, abriu os O2 Filmes com Fernando Meirelles e Andrea Barata Ribeiro.

Outro tópico visto será Direção de Ficção – Curtas e Longas, em que Paulo Morelli compartilhará suas experiências com ficção a partir da análise de alguns dos seus trabalhos, desde as primeiras experiências com ficção de vídeo, passando pelo seu curta Lápide, e destacando os seus três longas: O Preço da Paz, Viva Voz e Cidade dos Homens.

Aula Máster com Paulo Morelli – Direção e Roteiro
Dia 23/10, das 10h às 17h.
Informações: http://www.aicinema.com.br/cursos/paulo-morelli---aula-master-de-direcao-e-roteir


Centro da Cultura Judaica apresenta três exposições em paraleo à 29º Bienal de São Paulo 

Integrando a programação oficial da 29º Bienal de São Paulo, o Centro da Cultura Judaica apresenta o projeto The Móbile Archive, realizado pelo The Israeli Center for Digital Art.
São mais de mil vídeos e trabalhos multimídias produzidos por artistas de diversos países. Após passar por oito regiões distintas, o projeto termina seu percurso no Brasil antes de voltar para Israel. Entre os artistas presentes no acervo estão Anri Sala, Artur Zmijewski, Avi Mograbi, etc.

The Mobile Archive – Projeto the israeli center for digital art
De 22 de setembro a 17 de dezembro
Terça a sábado, das 12h às 19h e domingo, das 11h às 19h.
Entrada franca e classificação livre.
Rua Oscar Freire, 2.500 – 2º andar
Mais informações: http://culturajudaica.uol.com.br/


Museu da Imagem e do Som promove Mostra de Documentário da AIC

Acontece no dia 19/10, no MIS (Musei da Imagem e do Som), a Mostra de Documentário da AIC. O evento, que é gratuito e aberto ao público, exibe as obras produzidas durante o primeiro semestre de 2010.
Dentre os trabalhos exibidos estão “Fora de Quadro” e “Um lugar chamado Elite”.
A exibição começa às 20h, e o MIS fica localizado na Avenida Europa, 158, no Jardim Europa.

Mais informações: http://www.mis-sp.org.br/

Documentário Desfronteira é exibido na mostra Web Docs no Festival do Rio
Desfronteira, feito pelo aluno do Curso Técnico em Direção Cinematográfica Filmworks Thiago Briglia, integra o projeto “por que a gente é assim?”, dirigido por Guilherme Coelho, que foi exibido na sessão We Docs da última edição do Festival do Rio. As exibições aconteceram nos dias 01, 02 e 05 de outubro. A ideia central do projeto é discutir os valores, comportamentos e escolhas dos brasileiros hoje. Em oito curtas-metragens, realizados por diretores de diferentes regiões do país, o projeto aborda temas como educação, autoridade, fé, preconceito, sexo e consumo.
Thiago Briglia participa com Desfronteira, que acompanha o trajeto realizado por um brasileiro na fronteira com a Venezuela para trazer combustível do país vizinho e assim revender no comércio informal no extremo norte do país.
O filme é uma produção viabilizada pela produtora Matizar. Emiliano Kore, também aluno da AIC, participou da mixagem do filme.

Concorra a uma bolsa para ser produtor do Temporary São Paulo
Em novembro, a AIC traz para o Brasil o artista multimídia Vincent Moon, diretor de Supernatural Superserious, da banda americana REM. Moon fará uma série de workshops. Você pode participar contando uma história sobre uma música, um show ou um videoclipe envolvendo bandas como REM, Arcada Fire na sua vida e concorrer a uma bolsa de 50% no Workshop Vincent Moon – Temporary São Paulo.
Mais informações: http://www.aicinema.com.br/cursos/-vincent-moon---workshop,-aula-maste-e-temporary-sao-paulo

Cursos de Cinema!

Centro Cultural b_arco

Introdução ao roteiro de Audiovisuais com Jorge Furtado
De 22 a 27 de novembro

O curso abordará elementos fundamentais na elaboração de um roteiro audiovisual, a partir dos temas: linguagem; personagens; ação dramática; narrativa/história e gêneros. Filmes com grandes roteiros serão usados para demonstrar a teoria e analisar aspectos como a linguagem cinematográfica; elementos dramáticos necessários para a construção de narrativas; principais gêneros; definição do ponto de vista; construção do personagem; criação da cena e a estrutura em três atos.

Jorge Furtado é um dos maiores e mais premiados cineastas brasileiros. É diretor e roteirista dos longas Houve uma vez dois verões, O homem que copiava, Meu tio matou um cara, Saneamento básico  e de diversos curtas, como o consagrado Ilha das flores.  Para a TV Globo, já escreveu dezenas de roteiros para séries, entre elas, Cidade dos Homens, e Comédias da Vida Privada; e dirigiu Especiais como Decamerão. É um dos fundadores da produtora Casa de Cinema de Porto Alegre e já ministrou vários cursos de roteiro para cinema e televisão, como na EICTV, em Cuba.


INSCRIÇÕES
Pela internet, telefone ou no local
de segunda a sexta das 9h às 22h
sábados das 10h às 17h

Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, 426
Pinheiros - São Paulo - SP - Brasil

Centro Cultural b_arco
11 3081-6986
contato@obarco.com.br
atendimento online MSN:
atendimentobarco@hotmail.com
www.obarco.com.br