sexta-feira, 22 de outubro de 2010

AIC para novembro: Imperdível!

Academia Internacional de Cinema recebe convidado internacional para aula exclusiva

A AIC recebe dia 30 de outubro o cineasta americano Samuel Tomfohr, que ministrará uma Aula Máster sobre adaptação literária para curtas-metragens. 
Tomfohr aproveita a passagem pelo país para produzir um curta-metragem baseado em um conto de Machado de Assis. De acordo com o cineasta, adaptar literatura para o cinema é um processo emocionante. “Realmente, uma obra literária pode ser vista como um ponto para fazer uma história em um curta. Ou, claro, a adaptação pode ser mais fiel ao original. Depende de você e de sua fonte de material”, diz. 
Na Aula Máster, Tomfohr abordará temas como o processo de seleção do material usado e os critérios a serem considerados em uma obra literária.
Samuel Tomfohr é formado em cinema pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e recentemente terminou seu mestrado em Direção Cinematográfica na Universidade de Columbia.


Porland Latin American Film Festival exibe filmes de alunos Filmworks

Conhecido por misturar peças de teatro, curtas, documentáriso e filmes de animação, o Portland Latin American Fim Festival deste ano, que aconteceu entre os dias 14 e 20 de outubro, contou com a participação brasileira de dois filmes dirigidos por alunos da AIC.

Inverness, do diretor André Vicentini, e Cineminha, dirigido por DavidC Cejkinski, foram os representantes da Academia no Festival. Tidos como comissão do evento como “alguns dos melhores curtas-metragens feitos pelos estudantes da AIC”, ambos ganharam notoriedade com a veiculação, dada a proporção do festival no ramo.
Países como Chile, Cuba, México, Argentina e Bolívia também participaram do Festival.  A programação do evento também incluiu co-produções da Espanha, EUA e Reino Unido.

Acesse o site do Festival para mais informações: http://www.pdxlaff.org/

AIC abre a 4º edição do Festival First Shot

Já começaram os preparativos para a versão 2011 do First Shop, festival realizado pela AIC que concede bolsas de estudos aos três primeiros colocados.
As principais características do First Shop 2010 permanecem nesta edição: poderão participar filmes de até 15 minutos de duração, e com temática livre.
O Fist Shop 2011 tem início neste mês e a inscrição do filme para concorrer às bolsas acontece até dia 10 de janeiro.


Documentário Do Alto da Noite é selecionado para a 22º Mostra do Audiovisual Paulista

Não foi apenas na Mostra de Documentário da AIC, promovida pelo MIS na noite de 19 de outubro, que o filme Do Alto da Noite teve destaque. Ele também está dentre os selecionados para participar da 22º Mostra do Audiovisual Paulista, que acontecerá entre 06 e 12 de dezembro. O documentário, que mostra como funcionam as baladas de luxo de São Paulo através do olhar de quem trabalha nestes locais, é o trabalho de finalização do Curso Documentário (http://www.aicinema.com.br/cursos/curso-de-documentario), ministrado na Academia Internacional de Cinema sob a coordenação de Ilana Feldman.
Os locais de exibição da Mostra Audiovisual Palista serão a Sala Cinemateca, Galeria Olido, MIS, entre outros.




Em Branco
, curta-metragem de Antonio Matos está no Gramado Cine Vídeo 

 “Jonas navega em seus devaneios, entre sua rotina tediosa e o seu maior sonho, que é ser pintor”: breve sinopse de Em Branco, curta do aluno do Curso Técnico em Direção Cinematográfica, Antonio Matos, que concorre na mostra competitiva do 18
º Gramado Cine Vídeo, pela categoria Universitário Brasileiro.
O evento, que em 2010 chega a sua maturidade, já se consolida dentro dos mais prestigiados eventos da cena audiovisual brasileira. Em média, o Cine Vídeo recebe 30 mil visitantes por edição e, em sua maioria, são profissionais e estudantes de Comunicação Social, Cinema e Audiovisual.


AULAS ESPECIAIS

Fátima Toledo
Durante cinco dias, a preparadora de elenco Fátima Toledo leciona um workshop sobre seu método ideal para atores que querem vencer a timidez, profissionais que querem especialização como preparador e diretores que buscam formação completa.
De 08 a 12 de novembro

Vincent Moon
O artista visita o Brasil para uma série de ações audiovisuais. Dentre elas está o workshop que dará vida ao Temporary São Paulo, concerto que já aconteceu em diversas cidades no mundo. Os participantes do workshop serão os produtores do evento.
De 23 a 27 de novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário