sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Semana de Orientação da AIC recebe premiados cineastas nacionais e internacionais para palestras

A Semana de Orientação já se tornou parte integrante da agenda cultural paulistana. Neste ano, ela começa dia 31 de janeiro e termina dia 4 de fevereiro, quando passarão pela AIC palestrantes nacionais e internacionais.

A Semana de Orientação inaugura o calendário de aulas do Filmworks – Curso Técnico em Direção Cinematográfica, um dos mais completos cursos de formação de cineastas do Brasil. Um filme de cada diretor será exibido antes das palestras, que também são abertas ao público externo, gratuitamente, mediante confirmação de presença.  

Para a edição de 2011, a AIC receberá o artista e cineasta independente norte-americano Matt McCormick, que trabalha com vídeo-instalação, documentário e cinema experimental, retratando a decadência da cultura contemporânea e a paisagem rural e urbana.
Seu projeto Future So Bright mapeou e catalogou os espaços abandonados do oeste Americano. Uma coleção de músicas e vídeos intitulada Very Stereo foi lançada em 2007 pela Marriage Records. Ele também é fundador do Portland Documentary and eXperimental Film Festival. Em 2008, filmou seu primeiro longa-metragem de ficção, Some Days are Better Than Others, exibido em diversos festivais do mundo todo.

A Aula Master de Matt McCormick combinará discussão, exibição de filmes e pesquisa de campo na cidade de São Paulo. Para a pesquisa, será necessário que cada participante traga sua própria câmera, independente do modelo ou qualidade de imagem, além de um bom tênis para caminhar pela cidade. Alunos do Filmworks e ex-alunos da AIC tem desconto, sendo que o público em geral também pode participar.

O boliviano Juan Carlos Valdívia lançou, em 1995, o longa Jonás y La Ballena Rosada, vencedor do Festival de Gramado, uma história de amor e narcotráfico que chamou a atenção da crítica boliviana naquele ano. Em 2000, dirigiu no México outra polêmica produção, O Último Evangelho, sobre um jesuíta que questiona os poderes obscuros da igreja.
Em 2005, dirigiu American Visa, vencedor do Goya Awards, sobre o sonho boliviano de entrar nos EUA, com as estrelas mexicanas Demián Bichir e Kate Del Castillo. Seu mais recente trabalho é Zona Sur, um filme intensamente pessoal, político e altamente ligado com as inovações do cinema contemporâneo. Por este filme, Valdívia ganhou os prêmios máximos no Festival de Sundance, nas categorias Directing Award e World Cinema Screenwriting Award.

No quadro de brasileiros, Cláudio Assis é o diretor de longa-metragens premiados, como Amarelo Manga e Baixio das Bestas, além dos curtas O Brasil em Curtas 06 - Curtas Pernambucanos (1999), Texas Hotel (1999), Viva o Cinema (1996), Soneto do Desmantelo Blue (1993) e Henrique (1987). Encerrou recentemente as filmagens de Febre do Rato, com Matheus Nachtergaele e Irandhir Santos. Seus filmes receberam prêmios nos festivais de Berlim, Havana, Roterdam, Tolouse, além de vários festivais brasileiros.

Diler Trindade é um dos mais reconhecidos e premiados produtores brasileiros. Já produziu mais de 30 longas-metragens, e é um dos pioneiros do Pólo de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro, onde tem sede e estúdio, desenvolvendo parcerias com a Buena Vista International, Warner Bros., Columbia TriStar, 20th Century Fox e Globo Filmes. Destacou-se a partir de sua associação com Xuxa Meneghel e Renato Aragão para quem fez diversos filmes. Os títulos produzidos por sua companhia já foram vistos por mais de 20 milhões de espectadores.

Vicente Amorim começou a carreira como assistente de direção em filmes como Luar sobre Parador (1987), de Paul Mazursky, Brincando nos campos do Senhor (1990), de Hector Babenco, Orfeu (1999), de Carlos Diegues, e Bossa Nova (1999), de Bruno Barreto. Nascido em Viena, Áustria, em 1966, filho do diplomata e cineasta Celso Amorim, estagiou na finalização do documentário Imagens do inconsciente, de Leon Hirszman, um de seu primeiros contatos profissionais com o cinema. Dirigiu cinco curtas-metragens, entre eles Vaidade! (1990), prêmio de direção em Gramado, e Não fique pilhado (2000), totalmente realizado em computação gráfica e premiado no Anima Mundi.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA, 31 de janeiro
17h - exibição de Zona Sur
19h30 às 22h – Palestra com Juan Carlos Valdívia 

TERÇA, 01 de fevereiro
17h - exibição de A Máquina
19h30 às 22h – Palestra com Diller Trindade

QUARTA, 02 de fevereiro
17h - exibição de O Baixio das Bestas
19h30 às 22h – Palestra com Cláudio Assis

QUINTA, 03 de fevereiro
17h - exibição de Some Days Are Better Than Others
19h30 às 22h – Palestra com Matt Mccormick

SEXTA, 04 de fevereiro
17h - exibição de Um Homem Bom e promo inédito de Corações Sujos
19h30 às 22h – Palestra com Vicente Amorim

SÁBADO, 05 de fevereiro

Informações: http://www.aicinema.com.br/cursos/-matt-mccormick---aula-maste

ENTRADA FRANCA NAS PALESTRAS

*Exceto aula master de Matt McCornick

Onde
Academia Internacional de Cinema
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 - Próximo ao metrô Marechal Deodoro
www.aicinema.com.br

Para confirmar presença, mande um e-mail com nome e telefone para: rsvp@aicinema.com.br

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Curso de Roteiro na AICTV

A Academia Internacional de Cinema e TV, a AICTV, apresenta o curso de Roteiro com Melanie Di Mantas, roteirista que escreveu, em parceria com o cineasta Mauro Farias e o ator Evandro Mesquita, o filme Não Quero Falar Sobre Isto Agora (1991), dirigido por Mauro. Nascida em São Paulo, em 1958, e hoje radicada no Rio de Janeiro, formou-se em ciências sociais na Universidade de São Paulo, em 1980.

Período:
18 de Janeiro a 03 de março
Matrículas até hoje! Não percam!

Informações:
Carga horária: 40h
Pré-requisito: Curso Linguagem Cinematográfica

Roteiro, escaleta, diálogos, perfil dos personagens, roteiro: 1° tratamento. Curso para iniciantes,prático-teórico, voltado para a técnica de escrever roteiros, a partir de um texto literário (conto ou crônica) de autores da literatura brasileira. Serão realizadas adaptações de alguns textos em filmes, empregando-se as ferramentas para escritura de um roteiro de adaptação.

Metodologia
Aulas teóricas e prática de exercícios em sala de aula.
Informações:

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Primeira vez no Brasil!

MIS e Sony trazem pela primeira vez a São Paulo mostra e festival do Prêmio Internacional de Fotografia - Sony World Photography Awards

A abertura acontece no dia 25 de janeiro de 2011, com visita guiada com Scott Gray, criador do prêmio e da WPO – World Photography Organisation

A mostra do Prêmio Internacional de Fotografia (World Photography Awards Exhibition) será apresentada pela primeira vez no Brasil, com abertura no aniversário da cidade de São Paulo, dia 25 de janeiro de 2011, às 19h, no MIS (Musei da Imagem e do Som), em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura. O evento contará com presença de Scott Gray, idealizador do prêmio e criador da WPO - World Photography Organisation. A mostra será composta pelas imagens vencedoras do Prêmio Internacional de Fotografia 2010, por fotos do programa Sudent Focus e da campanha da UNICEF - A Photo Pledge for Children’s Rights Award. 

Composta por fotos selecionadas por Angela Santos, assessora de projetos internacionais do MIS, a exposição irá combinar fotografias impressas e mídias digitais e também incluirá uma seleção de vencedores brasileiros dos prêmios internacionais de fotografia de 2008, 2009 e 2010, incluindo Guilherme Júnior, cujas fotos de torcedores do Flamengo receberam o prêmio de melhor campanha em 2010.

A Sony dá o nome ao prêmio por sua ampla experiência na criação de tecnologias voltadas ao mercado de câmeras digitais e na criação de produtos inovadores para fotógrafos amadores e profissionais, como as linhas Cyber-shot, Alpha e NEX. “Além de prezar pela inovação, temos uma grande preocupação com a formação dos conhecimentos e estímulo à criatividade dos nossos consumidores, pois podemos criar as tecnologias, mas são eles quem vão mostrar todo o poder dos nossos avanços na prática”, afirma Carlos Paschoal, gerente de Digital Image da Sony Brasil.

Além da mostra, a WPO, a Sony e o MIS realizam uma série de eventos, incluindo palestras e workshops voltados tanto para fotógrafos profissionais como para amadores, estudantes e interessados em geral. No dia 27 de janeiro, das 20h às 22h, acontece no Auditório MIS a palestra/entrevista No estúdio fotográfico / In the photographers studio, em que o fotógrafo e crítico Eder Chiodetto entrevista Bob Wolfenson, fotógrafo internacionalmente reconhecido, sobre seu trabalho, processo criativo e trajetória artística. A atividade é gratuita e aberta ao público.

O segundo evento previsto acontece entre os dias 04 e 06 de fevereiro e é voltado para fotógrafos de todas as áreas. Trata-se do Projeto São Paulo retratos/ São Paulo portrait project, coordenado por David Graham, especialista britânico em retratos. “Uma cidade é feita de pessoas, não prédios”, afirma David Graham. “A intenção do workshop é produzir ótimos retratos que possam ser mostrados para o mundo e que expressem a personalidade única dos habitantes da cidade”, complementa.

Durante o final de semana, os participantes aprenderão a melhorar sua técnica de retratos e sairão pelas ruas da cidade para transformar seus conhecimentos em prática. Suas fotografias serão exibidas no MIS no dia 20 de março, como parte das atividades de finalização da mostra. Os três fotógrafos cujos trabalhos melhor representem a essência de São Paulo serão premiados com produtos da Sony. O primeiro colocado receberá uma câmera Alpha, modelo DSLR-A55L, lançamento da Sony no Brasil e ideal para quem precisa de fotos com qualidade e alta precisão, mas que também desejam filmar em AVCHD. O segundo colocado vai receber uma câmera NEX-3A, um outro lançamento que mescla as qualidades de uma câmera profissional com a praticidade da linha Cyber-shot, além de criar fotos em 3D. O terceiro colocado ganhará uma Cyber-shot DSC-WX1.

O primeiro colocado também poderá apresentar suas fotos em espaço especial no MIS, no dia 20 de março, e uma seleção de seu trabalho ainda será exibida em Londres, no Prêmio Internacional de Fotografia/ World Photography Festival, em abril. Estarão disponíveis 96 vagas para a atividade, com valor de R$ 50,00.

No mesmo final de semana acontece o workshop “Como fazer fotos em estúdio/ iStock live photo shoot”, organizado pela iStockphoto. iStock é a fonte original da Web para fotos, ilustrações, vídeo, áudio e flash isentos de royalties, gerada por seus associados. A iStock já disponibilizou na web o trabalho de milhares de artistas desde seu surgimento, há mais de uma década, e agora também adicionou imagens editoriais à sua coleção, representando mais uma oportunidade para fotógrafos em ascensão.

A iStock apresenta no MIS um workshop composto por sessões de fotos em estúdio, abertas ao público e gratuitas. Os participantes terão a oportunidade de aprender mais sobre estoques de fotografias, usando o iStock como um canal de vendas de seu trabalho, bem como sobre dicas e truques de comercialização. Os participantes também realizarão uma sessão de fotos profissional, com modelos, iluminação e orientação artística, para desenvolver suas habilidades e receber feedback especializado.

Para os interessados em ampliar sua experiência, a iStock oferecerá a oportunidade de se registrarem para sessões privadas de fotos. Mais informações sobre inscrições e datas estarão disponíveis nos sites  http://www.mis-sp.org.br e http://www.worldphoto.org/festivals-events.

Aberto a todos que se interessam por fotografia, sejam eles profissionais, amadores ou estudantes, este novo festival anual, criado pela World Photography Organisation, já aconteceu em Xangai e São Francisco. Após São Paulo, o festival será realizado em Londres entre 26 e 30 de abril de 2011, coincidindo com a cerimônia do Prêmio Sony Internacional de Fotografia, quando os vencedores do programa de 2011 serão anunciados.

Datas:

25 de janeiro a 20 de março     Prêmio Internacional de Fotografia (exposição)
27 de janeiro                           No estúdio fotográfico/ In the photographers studio
04 a 06 de fevereiro                 Projeto São Paulo retratos/ São Paulo portraits project
05 e 06 de fevereiro                 Como fazer fotos em estúdio/ iStock live photo shoot

Para mais informações sobre a programação, visite  www.worldphoto.org/festivals-events e www.mis-sp.org.br.   

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Fotografia contemporânea

II Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia - Crônicas Urbanas

Concurso nacional lançado este mês terá inscrições abertas de 3 de janeiro a 5 de fevereiro. Serão oferecidos três prêmios de R$ 10 mil


A dinâmica urbana como metáfora da expansão da linguagem fotográfica norteia o II Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia, que abre inscrições no dia 3 de janeiro. Depois de se debruçar sobre a diversidade cultural brasileira em sua primeira edição, que abordou o tema “Brasil, Brasis”, o projeto desta vez toma como ponto de partida a cidade como lugar privilegiado de ação da cultura. E propõe ao artista um exercício sobre o universo urbano, seu cotidiano, suas imagens e representações. 
O concurso, voltado a artistas de todo o Brasil, oferecerá três prêmios no valor de R$ 10 mil cada. Todos os selecionados para a mostra receberão uma ajuda de custo para produção de suas obras e participarão do catálogo a ser produzido pelo evento. Cabe lembrar que serão aceitos para seleção somente dossiês e portfólios impressos. Para ver o regulamento, basta acessar o site do projeto: www.diariocontemporaneo.com.br.
A ideia é exaltar a fotografia em suas múltiplas possibilidades de linguagem, suporte e poética, sob o tema “Crônicas Urbanas”. “O artista contemporâneo é parte importante na reconstrução dos valores urbanos. E a cidade do século XXI é desafiadora para o fotógrafo de hoje, porque é constituída de crise e superação diante das questões sociais, ambientais e artísticas”, diz Mariano Klautau Filho, curador geral do projeto.
Os trabalhos serão julgados por uma comissão formada pelo pesquisador e artista visual Alexandre Sequeira, e os pesquisadores e curadores Tadeu Chiarelli e Marisa Mokarzel. A primeira edição do projeto, que recebeu 247 inscrições de 45 cidades brasileiras, consagrou os paraenses Octávio Cardoso e Paulo Wagner Oliveira, e o coletivo Parênteses, de São Paulo, escolhidos nas categorias “Brasil Brasis”, “Diário do Pará” e “Diário Contemporâneo”, respectivamente. 


PREMIAÇÃO

Prêmio Brasil Brasis – Destinado a todos os fotógrafos selecionados cujo trabalho apresente leitura sobre o tema proposto. Este prêmio atende especialmente aos trabalhos de abordagem documental voltada ao cotidiano, ou originados de um projeto autoral de documentação. Valor: R$10 mil.
Prêmio Diário Contemporâneo – Destinado a todos os artistas selecionados cujo trabalho fotográfico apresente relações com outras linguagens e suportes. Este prêmio atende trabalhos cuja proposta, processo, ou conceito estão em diálogo com a instalação, vídeo, objeto, performance, ou ainda com novas sintaxes na representação fotográfica. Valor: R$10 mil.
Prêmio Diário do Pará – Destinado somente a fotógrafos paraenses e/ou residentes atuantes no Pará por pelo menos três anos. Este prêmio abrange todas as poéticas e propostas conceituais. Valor: R$10 mil.
PROGRAMAÇÃO
O projeto inclui ainda oficinas com três dos grandes nomes da fotografia no Pará: “Processos da Cianotipia”, com Eduardo Kalif; “Fotografia Documental”, com Guy Veloso; e “Experimentos da Fotografia Contemporânea”, com Alexandre Sequeira. O período para as inscrições, gratuitas, é de 3/1 a 5/2 de 2011.
Também está previsto um ciclo de palestras com Tadeu Chiarelli, Marisa Mokarzel, Ernani Chaves e Mariano Klautau Filho, que será realizado entre os meses de fevereiro e maio. Aguarde a divulgação do número de vagas, horários e locais de realização de cada atividade.
PARTICIPE
II Prêmio Diário Contemporâneo de Fotografia – Crônicas Urbanas. Inscrições de 3 de janeiro a 5 de fevereiro. Realização: Diário do Pará-RBA. Apoio: Vale. Informações: (91) 3224-0871 / (91) 3242–8340 e contato@diariocontemporaneo.com.br. Acompanhe novidades pelo Twitter:www.twitter.com/premiodiario.

Curso Photoshop CS4

A Pinnacle oferece um curso de Photoshop CS4 com valor promocional para este mês! Veja os destaques do curso:

*Carga Horária:
20 horas

*Público Alvo:
Treinamento essencial ao profissional que deseja ingressar na área de edição e tratamento de imagem, como também de enfoque complementar aos profissionais que já atuam nessa área.

*Objetivo
O curso propõe uma iniciação elementar ao Adobe Photoshop CS4, com conteúdo suficiente para que a partir de conceitos, dicas e técnicas, você se envolva com a edição “videográfica” e aprenda, na prática, a fazer uma edição bem mais detalhada e profissional de seus trabalhos.

*Diferenciais
- As turmas são formadas por no máximo 10 participantes. 
- Um aluno por micro.
- As aulas têm coffee-break por nossa conta de 20 minutos.
- As aulas são expositivas dialogadas, com utilização de recursos audiovisuais.
- Os alunos recebem todo o material utilizado para o desenvolvimento das atividades.
- As aulas são práticas e visam preparar para o mercado e complementar os estudos acadêmicos.
- Os professores trabalham o desenvolvimento das competências do aluno, incentivando a procura por conhecimento, a curiosidade ao observar e a criatividade na busca de soluções.

*Cursos
Studio 14 | Avid Liquid 7 | Adobe Premiere CS4| Curso Tricaster.


*Próximas Turmas
Início 15/01 | Término  05/02  | 4 Sáb consecutivos| 9h às 13h00 (presencial)

Informações e Inscrições:
Rua Serra de Jairé, 663 | Belém | São Paulo | SP
info@pinnaclebroadcast.com.br | www.pinnaclehome.com.br
(11) 2605-0563 | (11) 2533-2465

AIC em 2011 com novas turmas!

A Academia Internacional de Cinema & TV está abrindo novas turmas para os cursos abaixo. Mas atenção, a inscrição é somente até amanhã (11/01)!

*AVID
*Ass. Direção
*Ass. Produção
*Captação de Som
*Dir. Fotografia
*Documentário
*Final Cut
*Figurino
*Roteiro
*Op. de Câmera
*Oficina de Roteiro

Contato:

Em tempo: Feliz 2011 a todos!

Este ano a revista Zoom Magazine vai entrar de cabeça no mundo cinematográfico e trazer os bastidores pertinho de você! Aqui no blog, as atrações e cursos para você se profissionalizar nesta brilhante área também continuam. Quer ver, só?! 

Festival de Cinema de Porto Alegre apresenta o CEN: Cinema Esquema Novo 2011!

Esta é a última semana para inscrever obras audiovisuais no edital de seleção para as mostras competitivas do CineEsquemaNovo 2011 - Festival de Cinema de Porto Alegre: envie seu(s) trabalho(s) até 17 de janeiro. O festival ocorrerá entre os dias 23 a 30 de abril.

Como sempre acontece no CEN, o festival recebe obras cinematográficas e audiovisuais de todos os formatos ou gêneros. Uma das novidades da 7ª edição é a premiação em dinheiro aos vencedores das mostras competitivas, juntamente com prêmios em serviços para a produção de novas obras. O melhor longa receberá R$ 12,000 e o melhor curta ou média, R$ 5,000.

O festival ocupará o Centro Cultural Usina do Gasômetro (este ano, também em outros espaços além da Sala P.F. Gastal), o Cine Santander Cultural e o Cine Bancários.

Confira o regulamento e preencha a ficha obrigatória de inscrição no site do festival: www.cineesquemanovo.org

O video CEN 2011: 
Dois nomes em ascensão nas artes visuais no Brasil assinam a vinheta que promove o edital de seleção do CineEsquemaNovo 2011 – Festival de Cinema de Porto Alegre (CEN). A obra Audição, com sua trilha e imagens misteriosas, foi criada por Cristiano Lenhardt e Luiz Roque e pode ser assistida nos links abaixo:

O vídeo Audição foi concebido para funcionar como um cartão de visitas, na internet, do edital para as mostras competitivas do CEN: o festival costuma receber cerca de mil trabalhos para seleção a cada ano, de todos os estilos, gêneros e formatos audiovisuais.

Os autores do vídeo, Cristiano Lenhardt e Luiz Roque, são artistas gaúchos que atualmente vivem e trabalham em Recife e São Paulo, respectivamente. Premiados no Brasil e no exterior, os dois acumulam exposições país afora e trazem para o CEN 2011 um trabalho visual em total sintonia com as propostas do festival - de valorizar a criação autoral e promover a aproximação entre a produção audiovisual e as artes visuais.

Ambos já participaram do festival: Cristiano Lenhardt participou de mostras competitivas do CEN em 2003 (a obra Piscina) e 2009 (com a obra Sentinela). Já Luiz Roque tem uma relação direta com o festival: é o criador do Troféu CineEsquemaNovo, já foi júri e curador da mostra “Cinema de Artista” (em 2006) e ainda teve diversos de seus vídeos exibidos fora de competição.
O festival é organizado e concebido pelo grupo CineEsquemaNovo e conta com a co-realização da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, por meio da Coordenação de Cinema, Vídeo e Fotografia da Secretaria Municipal de Cultura. O apoio especial é do Santander Cultural.

CineEsquemaNovo:
Alisson Avila
Gustavo Spolidoro
Jaqueline Beltrame
Morgana Rissinger
Ramiro Azevedo