sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Semana de Orientação da AIC recebe premiados cineastas nacionais e internacionais para palestras

A Semana de Orientação já se tornou parte integrante da agenda cultural paulistana. Neste ano, ela começa dia 31 de janeiro e termina dia 4 de fevereiro, quando passarão pela AIC palestrantes nacionais e internacionais.

A Semana de Orientação inaugura o calendário de aulas do Filmworks – Curso Técnico em Direção Cinematográfica, um dos mais completos cursos de formação de cineastas do Brasil. Um filme de cada diretor será exibido antes das palestras, que também são abertas ao público externo, gratuitamente, mediante confirmação de presença.  

Para a edição de 2011, a AIC receberá o artista e cineasta independente norte-americano Matt McCormick, que trabalha com vídeo-instalação, documentário e cinema experimental, retratando a decadência da cultura contemporânea e a paisagem rural e urbana.
Seu projeto Future So Bright mapeou e catalogou os espaços abandonados do oeste Americano. Uma coleção de músicas e vídeos intitulada Very Stereo foi lançada em 2007 pela Marriage Records. Ele também é fundador do Portland Documentary and eXperimental Film Festival. Em 2008, filmou seu primeiro longa-metragem de ficção, Some Days are Better Than Others, exibido em diversos festivais do mundo todo.

A Aula Master de Matt McCormick combinará discussão, exibição de filmes e pesquisa de campo na cidade de São Paulo. Para a pesquisa, será necessário que cada participante traga sua própria câmera, independente do modelo ou qualidade de imagem, além de um bom tênis para caminhar pela cidade. Alunos do Filmworks e ex-alunos da AIC tem desconto, sendo que o público em geral também pode participar.

O boliviano Juan Carlos Valdívia lançou, em 1995, o longa Jonás y La Ballena Rosada, vencedor do Festival de Gramado, uma história de amor e narcotráfico que chamou a atenção da crítica boliviana naquele ano. Em 2000, dirigiu no México outra polêmica produção, O Último Evangelho, sobre um jesuíta que questiona os poderes obscuros da igreja.
Em 2005, dirigiu American Visa, vencedor do Goya Awards, sobre o sonho boliviano de entrar nos EUA, com as estrelas mexicanas Demián Bichir e Kate Del Castillo. Seu mais recente trabalho é Zona Sur, um filme intensamente pessoal, político e altamente ligado com as inovações do cinema contemporâneo. Por este filme, Valdívia ganhou os prêmios máximos no Festival de Sundance, nas categorias Directing Award e World Cinema Screenwriting Award.

No quadro de brasileiros, Cláudio Assis é o diretor de longa-metragens premiados, como Amarelo Manga e Baixio das Bestas, além dos curtas O Brasil em Curtas 06 - Curtas Pernambucanos (1999), Texas Hotel (1999), Viva o Cinema (1996), Soneto do Desmantelo Blue (1993) e Henrique (1987). Encerrou recentemente as filmagens de Febre do Rato, com Matheus Nachtergaele e Irandhir Santos. Seus filmes receberam prêmios nos festivais de Berlim, Havana, Roterdam, Tolouse, além de vários festivais brasileiros.

Diler Trindade é um dos mais reconhecidos e premiados produtores brasileiros. Já produziu mais de 30 longas-metragens, e é um dos pioneiros do Pólo de Cinema e Vídeo do Rio de Janeiro, onde tem sede e estúdio, desenvolvendo parcerias com a Buena Vista International, Warner Bros., Columbia TriStar, 20th Century Fox e Globo Filmes. Destacou-se a partir de sua associação com Xuxa Meneghel e Renato Aragão para quem fez diversos filmes. Os títulos produzidos por sua companhia já foram vistos por mais de 20 milhões de espectadores.

Vicente Amorim começou a carreira como assistente de direção em filmes como Luar sobre Parador (1987), de Paul Mazursky, Brincando nos campos do Senhor (1990), de Hector Babenco, Orfeu (1999), de Carlos Diegues, e Bossa Nova (1999), de Bruno Barreto. Nascido em Viena, Áustria, em 1966, filho do diplomata e cineasta Celso Amorim, estagiou na finalização do documentário Imagens do inconsciente, de Leon Hirszman, um de seu primeiros contatos profissionais com o cinema. Dirigiu cinco curtas-metragens, entre eles Vaidade! (1990), prêmio de direção em Gramado, e Não fique pilhado (2000), totalmente realizado em computação gráfica e premiado no Anima Mundi.

PROGRAMAÇÃO

SEGUNDA, 31 de janeiro
17h - exibição de Zona Sur
19h30 às 22h – Palestra com Juan Carlos Valdívia 

TERÇA, 01 de fevereiro
17h - exibição de A Máquina
19h30 às 22h – Palestra com Diller Trindade

QUARTA, 02 de fevereiro
17h - exibição de O Baixio das Bestas
19h30 às 22h – Palestra com Cláudio Assis

QUINTA, 03 de fevereiro
17h - exibição de Some Days Are Better Than Others
19h30 às 22h – Palestra com Matt Mccormick

SEXTA, 04 de fevereiro
17h - exibição de Um Homem Bom e promo inédito de Corações Sujos
19h30 às 22h – Palestra com Vicente Amorim

SÁBADO, 05 de fevereiro

Informações: http://www.aicinema.com.br/cursos/-matt-mccormick---aula-maste

ENTRADA FRANCA NAS PALESTRAS

*Exceto aula master de Matt McCornick

Onde
Academia Internacional de Cinema
Rua Dr. Gabriel dos Santos, 142, Santa Cecília, São Paulo, SP
Tel. 11 3826-7883 - Próximo ao metrô Marechal Deodoro
www.aicinema.com.br

Para confirmar presença, mande um e-mail com nome e telefone para: rsvp@aicinema.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário